Veja as melhores dicas de como olhar um carro antes de comprar

Confira algumas dicas básicas que podem ajudar no momento em que for adquirir um veículo. Importante fazer um checklist antes de sair de casa

foto: Shutterstock)

Seguem dicas especiais para quem quer comprar um carro.

Se você não tiver ninguém junto contigo, assista esse vídeo e confira o básico necessário na hora de comprar um carro

Confira algumas dicas básicas que podem ajudar no momento em que for adquirir um veículo. Importante fazer um checklist antes de sair de casa, para ao chegar ao local da negociação do carro, tenha a certeza de verificar todos os itens.

Além da lataria, da pintura, os faróis etc, deve ser verificado o motor do carro, então abra o capô e verifique o óleo, abra a tampa do óleo do cárter e veja se tem muita “borra”, cheque a vareta do óleo e verifique se ele não está muito escuro, dá uma olhada no nível da água do radiador e do reservatório de água, na sua cor e no cheiro. A água não deve estar amarelada, pois pode indicar que o sistema de arrefecimento pode ter algum problema.

Verifique se o motor tem algum tipo de vazamento, olhe a região das juntas etc. Se o motor estiver um pouco empoeirado, ótimo, pois é sinal de que não está sendo “mascarado” nada.

Dê a partida no veículo, faça uma aceleração mais forte e confira se o mesmo não está enfumaçando. Passe o dedo na descarga. Se tiver somente um pouco de água ou seco, ok, mas se tiver óleo no escapamento, indica que o veículo pode estar com algum problema de motor, queimando óleo e isso pode ser perigoso e o gasto pode ser grande para fazer.

Verifique o barulho, se fizer um “tec tec”, pode ser biela e indicar algum problema que precisa ser feito. Importante olhar o carro por baixo para identificar vazamentos de óleo, da caixa de direção etc. Vire a roda dele que facilitará essa checagem.

Cheque a parte inferior, as molas e amortecedores, veja se tem algum indicativo de desgaste. Confira a integridade inferior de todo o carro, veja os estados dos pneus, os aros se não tem amassados, arranhões, o estado dos vidros etc.

YouTube video

Verifique o interior, se tem bancos rasgados ou perfurados, olhe as laterais, o teto, o painel. Ligue o ar-condicionado e teste ele e o som também. Sinta o cheiro do veículo por dentro.

Acenda as luzes do interior e do painel, setas, pisca-alerta, buzina, limpadores, esguichador etc.

Cheque a documentação do carro, se existem notas fiscais de troca de peças, a procedência anterior e atual, as revisões que foram feitas, verifique o teto se tem amaçados e os para-choques.

Olhe a mala, veja o estado do step, do macaco, chave de roda, triângulo etc. Levante o carpete, se houver e verifique se tem ferrugem.

Se possível, tire fotos, verifique se tem multas no sistema do Detran pela placa, se ela é do mesmo município ou não, pois caso contrário terá mais gastos para transferência. Confira se tem manual do veículo e chave reserva.

Tenha certeza de estar comprando um carro com todos os opcionais funcionando, caso contrário formalize o que não está com o vendedor.

YouTube video

Pergunte sobre o preço do seguro, para ter uma ideia de quanto pagará e depois confirme essa informação.

Tudo isso servirá para negociar o preço do veículo e talvez torná-lo mais barato. Se valer a pena, tome a decisão certa. Lembrando que é sempre bom ter um mecânico de sua confiança para ele avaliar tecnicamente.

Redação – Brasil do Trecho / Informações: Canal Edson Viana