Problemas com o auxílio caminhoneiro? Governo anuncia medidas para solucionar dificuldades e esclarece dúvidas

Os transportadores autônomos de carga que estavam com Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) vigente em 31 de maio e ativo.

Problemas com o auxílio caminhoneiro? Governo anuncia medidas para solucionar dificuldades e esclarece dúvidas
Foto: Reprodução / Internet

O governo emitiu uma nota de esclarecimento

O auxílio intitulado bem caminhoneiro irá completar uma semana amanhã (16/08)  desde a data prevista para o pagamento da primeira e segunda parcela e muitos profissionais ainda encontram dificuldades em receber o valor mensal de mil reais.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regula o modal, pontua que o ministério do trabalho e previdência é o órgão responsável pelo pagamento do benefício e o seu papel nesse momento é apenas repassar o nome e dados dos motoristas para receberem o auxílio.

Os transportadores autônomos de carga que estavam com Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) vigente em 31 de maio e ativo até 27 de julho deste ano ou com o registro ativo na ANTT de operação entre o primeiro de janeiro e 27 de julho, já estão conseguindo receber as duas primeiras parcelas pagas desde a última terça-feira.

Para os profissionais que não atenderem esses requisitos é necessário fazer uma atualização cadastral podendo ser de duas maneiras.

  • Acesso a  RNTRC Digital

Para fazer esse procedimento é necessário entrar no portal gov.br e ter uma conta nível prata ou ouro.

  • Comparecer a um ponto credenciado

Vários pontos de atendimento estão espalhados pelo país para poderem dar melhor esclarecimentos e informações aos caminhoneiros.

Vale ressaltar que além de se enquadrar em todos os requisitos, o caminhoneiro precisa ter uma conta no caixa tem, mesmo aplicativo que pagou o auxílio emergencial em 2020/21.

Redação – Brasil do Trecho