Mais de 400 mil caminhoneiros ainda não receberam o auxílio

Se você que está lendo esse artigo, não conseguiu receber o auxílio caminhoneiro, não é a única pessoa. Caminhoneiros de todo o Brasil, se queixam das dificuldades de ter acesso ao benefício do governo federal, que é temporário e funcionará até dezembro.

Caminhoneiro no seu caminhão
Caminhoneiro fazendo sinal negativo Foto: Reprodução / Internet

Se você que está lendo esse artigo, não conseguiu receber o auxílio caminhoneiro, não é a única pessoa. Caminhoneiros de todo o Brasil, se queixam das dificuldades de ter acesso ao benefício do governo federal, que é temporário e funcionará até dezembro. Na verdade, cerca de 400 mil caminhoneiros, para ser exato, ainda estão na luta por seus direitos.

Descubra o que fazer

Para ter acesso ao benefício de R$ 1.000 mensais, precisa seguir alguns passos. Primeiramente, descubra se possui de fato direito ao auxílio, caso tenha problemas em seu CPF por exemplo, precisa regularizar a situação com a Receita Federal.

Além disso, não pode receber algum tipo de ajuda governamental como, pensão e benefício por invalidez. Se esse não é seu caso, precisa preparar uma autodeclaração no Portal Emprega Brasil para provar que seu registro está ativo.

Em outras palavras, é necessário que o Registro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (RNTRC) esteja vigente para conseguir sacar esse valor disponibilizado no aplicativo Caixa Tem, assim como os demais auxílios prestados durante a pandemia.

Contudo, é necessário ficar atento aos prazos! O auxílio começou a ser pago neste mês de agosto e se já perdeu as duas primeiras parcelas, que foram pagas juntas, totalizando R$ 2.000, não consegue reaver esse dinheiro.

Uma das regras do benefício é que não será permitido resgatar valores retroativos. Não perca tempo, a autodeclaração só pode ser encaminhada até o dia 29 de agosto. Por isso é necessário regulamentar a situação o quanto antes, para ter direito aos valores.

Para essas e mais notícias sobre o mundo dos caminhoneiros, fique atento ao nosso blog, Brasil do Trecho. Nossa prioridade é informar os motoristas deste país!

Redação – Brasil do Trecho