Frete retorno com preço barato é proibido em Santos – São Paulo

Para quem não sabe, o frete retorno é aquele que o caminhoneiro pega uma carga para não voltar ao seu local de origem sem nenhuma mercadoria.

Frete retorno com preço barato é proibido em Santos - São Paulo
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Comissão formada por 80 motoristas proibiram frete de retorno barato

Uma comissão com ao menos 80 caminhoneiros, se reuniu para discutir sobre o preço dos fretes retornos em Santos, São Paulo. Tudo isso aconteceu quando um caminhoneiro foi impedido de fazer um frete de retorno muito barato no local.

Para quem não sabe, o frete retorno é aquele que o caminhoneiro pega uma carga para não voltar ao seu local de origem sem nenhuma mercadoria. Retornando carregado, vem a ilusão de que o profissional está ganhando, mas a realidade não é bem essa.

Os contratantes aproveitam o nome frete retorno e associam a uma oportunidade de o caminhoneiro não voltar vazio, então colocam certas imposições que inclui valores baixíssimos no pagamento da viagem.

Por esse e mais outros motivos que uma comissão de caminhoneiros proibiu o frete retorno com valor muito barato, abaixo do justo para qualquer caminhoneiro em Santos.

“Frete retorno não diminui espaço de estrada, não diminui km, não diminui preço de diesel, não diminui gasto de pneu. Tá proibido tirar frete retorno, Fretebras, da baixada santista.” Ressaltou um dos representantes dos caminhoneiros.

Eles também pontuaram que um aplicativo de fretes muito conhecido entre os profissionais que acaba cobrando valores bem abaixo para os fretes retornos, também terão as viagens proibidas no lugar.

“Se a gente pegar caminhoneiro do Sul tirando container aqui a R$ 1.500,00, esse frete retorno, Fretebras, está proibido, vai dar ruim!” Completa um dos representantes.

Os caminhoneiros ainda pontuam que haverão fiscalizações no local onde os próprios caminhoneiros vão fiscalizar juntamente com o sindicato.

YouTube video
Vídeo: Portal Rodovíario

NOTA OFICIAL FRETEBRAS

A FreteBras, como uma plataforma que conecta transportadoras e caminhoneiros autônomos, tem como objetivo fornecer a melhor e mais completa tecnologia na intermediação de fretes para o mercado. Por isso, a empresa informa que não tem o poder de precificar os fretes que são divulgados no aplicativo. Os preços praticados são de responsabilidade das empresas que anunciam os fretes na plataforma e a negociação é sempre recomendada e encorajada.

Como forma de auxiliar os caminhoneiros, para que não aceitem cargas com preços abaixo do mercado, a Fretebras tem orientado que eles fiquem atentos e façam as contas, para entender quando um frete vale a pena ou não. Os caminhoneiros são os maiores impactados pela alta dos custos no transporte, por isso a Fretebras incluiu em seu aplicativo uma calculadora de custo do frete que permite a qualquer motorista saber a despesa do trajeto antes de negociá-lo.

Esta calculadora já foi acessada 1,7 milhão de vezes. Outro fator que dá mais poder de negociação para o motorista é ter muitos fretes à disposição. A Fretebras tem notado que seus caminhoneiros parceiros têm rodado com mais lucro, justamente porque podem escolher entre milhares de fretes que estão disponíveis na plataforma. Em julho de 2022, foram disponibilizados mais de um milhão de fretes na plataforma. A Fretebras seguirá sempre em busca das melhores soluções para um transporte rodoviário de cargas mais seguro e eficiente, e está à disposição para receber sugestões de melhoria em seu aplicativo. 

Redação – Brasil do Trecho