Diretor da Petrobras explica a diferença nos valores do diesel e da gasolina

Claudio Mastella, diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, explica por que as flutuações de preços entre gasolina e disel não estão ocorrendo no mesmo patamar.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Diretor de Comercialização e Logística explica o motivo. Veja também a recente lucratividade da estatal brasileira!

Tudo está relacionado ao mercado internacional

Claudio Mastella, diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, explica por que as flutuações de preços entre gasolina e disel não estão ocorrendo no mesmo patamar.

Existem dinâmicas distintas entre os dois combustíveis, alega Mastella e estão sendo conduzidos devido as flutuações sazonais de preços em relação ao mercado internacional.

Durante a estação de verão no hemisfério Norte, o consumo de gasolina aumenta bastante e os preços em relação a essa maior demanda acabam subindo.

A Petrobras reajusta os preços para mais ou para menos de acordo com essas tendências do mercado mundial.

Já o diesel tem demonstrado um comportamento bem diferente ao da gasolina, pois o cenário em virtude da guerra da Rússia com a Ucrânia continua bem estressado.

Os estoques de diesel estão bem abaixo do ideal e da média histórica mundial e além disso, com a proximidade do inverno no hemisfério sul, tende a aumentar.

Lucratividade da estatal brasileira

Na última quinta-feira, 28/7 a Petrobras apresentou os resultados operacionais e financeiros do segundo trimestre deste ano. A estatal registrou lucro líquido de R$ 54,3 bilhões.

Pergunta que não quer calar

A pergunta que não quer calar é se o Brasil está refém dos preços do mercado internacional e em virtude de continuar importando o diesel, alegando que nosso petróleo extraído da Bacia de Campos é pesado e deve ser feito um Blend (mistura) para que fique mais fino, porque então não investimos em nossas refinarias com os dividendos da Petrobras, para refinarmos o petróleo do Pré sal que é considerado mais leve e se aproxima mais daquele que trazemos de fora?

Outra situação é que nossas refinarias não competem uma com a outra, ou seja, cada uma delas tem o objetivo de oferecer um produto específico e não os mesmos produtos! Você sabia disso!

Fica a dica!

Redação – Brasil do Trecho / Informações: Canal O Município Blumenal