Conheça a caminhoneira Walmiria, famosa carreteira raiz.

Foto: Jair José Pereira

Walmiria, mais conhecida como Wal, é uma caminhoneira com mais de 20 anos de experiência nas estradas brasileiras. Originária do interior de Minas Gerais, Wal começou sua carreira dirigindo um “jacaré” em Brasília aos 18 anos. Sua trajetória é marcada por desafios, determinação e uma paixão inabalável pela estrada. Vamos conhecer mais detalhes da história inspiradora desta guerreira das estradas.

A história de Wal teve início em meio a uma situação difícil. Trabalhando na roça colhendo café, ela enfrentava uma realidade onde não recebia compensação pelo seu esforço. Cansada dessa condição, Wal desafiou sua família e decidiu que aquela não seria a vida que ela desejava. Ignorando as dificuldades iniciais e a resistência familiar, ela arrumou suas coisas e partiu.

A virada na vida de Wal aconteceu em um posto de gasolina em Brasília, onde começou como frentista, trocando óleo dos motores dos caminhões. Foi nesse ambiente que ela se apaixonou pelos caminhões, especialmente pelo “jacaré”. Seu antigo chefe percebeu esse interesse e ofereceu a ela a oportunidade de fazer algumas viagens curtas com o veículo. O único obstáculo era que Wal não sabia dirigir, mas isso não a impediu de persistir.

A trajetória de Wal teve seus desafios. Mesmo após dois anos trabalhando com o “jacaré”, ela ainda não recebia remuneração. Tudo mudou quando um senhor decidiu ajudá-la a obter a tão sonhada carteira de motorista. Depois de pedir demissão, enfrentar a desaprovação da família e embarcar em uma jornada de aprendizado de seis meses, Wal finalmente conquistou sua carteira e voltou a trabalhar com caminhões de roça. No entanto, essa fase não durou muito, pois ela foi demitida, embora tenha recebido uma quantia considerável ao retornar para casa.

A partir desse ponto, Wal começou a fazer trabalhos temporários até ser contratada novamente. Ao longo dos 20 anos de estrada, ela passou por diversas empresas, enfrentando desafios e superando obstáculos. Wal destaca a falta de respeito que a sociedade muitas vezes demonstra em relação aos caminhoneiros. Ela compartilha experiências de humilhação em fiscalizações de segurança, inclusive sendo acusada injustamente de porte de produtos ilícitos.

Apesar dos desafios, Wal mantém sua confiança no futuro da sua classe, acreditando que haverá mais respeito no caminho. Seu relato sincero e inspirador pode ser acompanhado em seu diário de bordo, disponível no Canal Diário de Bordo de um Caminhoneiro.

A história de Wal é uma narrativa de perseverança, superação e paixão pelas estradas do Brasil, uma história que inspira e ressalta a importância do respeito àqueles que desempenham um papel vital no transporte e na logística do país.

YouTube video
Video: Canal diario de bordo de um caminhoneiro