Conheça a caminhoneira Thais Silva

Nossas bravas caminhoneiras estão se destacando cada vez mais em um mundo antes dominado por homens nas estradas brasileiras.

Foto: Reprodução de video / Na Estrada

Ela é caminhoneira há seis anos e mostra toda a sua trajetória e seu dia a dia nas estradas.

Nossas destemidas e guerreiras mulheres estão descobrindo nas estradas a realização de seu sonho

Nossas bravas caminhoneiras estão se destacando cada vez mais em um mundo antes dominado por homens nas estradas brasileiras. Elas vêm demonstrando sua garra e coragem e explicam como é seu dia a dia na boleia.

Desta vez, contaremos a incrível e cativante história de Thais Silva. Uma caminhoneira que conduz carretas há seis anos e com a maior tranquilidade do mundo. Seu caminhão é um MAN, modelo TGX 440, com 9 eixos, bitrem. 

Ela transporta grãos, carregando-os em uma fazenda e sempre descarregando em um porto.

Thais mostra o interior de seu veículo e demonstra seu outro lado ainda mais cativante, pois ela faz doações para crianças carentes na estrada, fornecendo brinquedos, para os pequeninos.

Ela brinca com sua altura de 1,47m e diz ser quase da altura do pneu de seu caminhão. De pequena ela não tem nada, pois mostra a grandiosidade de sua coragem e a vontade de dirigir pelas estradas a fora!

Sua responsabilidade é grande, comenta, pois transporta cargas de grande valor. Ela comenta que outras pessoas fazem chacota por ser tão pequenininha e duvidam até se consegue alcançar o acelerador, brinca.

Bem casada e com todo o apoio de seu marido, ela lava seu caminhão com a ajuda dele e dá aquele capricho, depois passa na empresa e recebe orientações para um novo carregamento. Seu marido encontra ela ao chegar na fazenda a noite e os dois resolvem preparar a comida ali mesmo. 

É uma rotina que se assemelha muito com uma “vida cigana”, que passa por muitos lugares diferentes e como nômades, vão sentindo toda a liberdade que a experiência de ser caminhoneira(o) traz.

Ao amanhecer ela já está pronta para abrir a lona e carregar. Então sobe nos pneus e vai retirando as amarras e aos poucos, demonstrando sua força de vontade em vencer mais essa etapa.

Sempre com bom humor, Thais diz que a vida de caminhoneira não é fácil, pois muitos pensam que é só sentar e dirigir, mas não, tem que pegar pesado e logo mostra seus pés sujos de terra, porém protegida por vestir macacão.

YouTube video

Após carregar soja, ela trafega saindo de Barreiras/BA, passando por Ibotirama, Lençóis, Itaberaba até chegar em Feira de Santana, seguindo para o porto de Cotegipe.

Ao passar em casa ela recebe todo o carinho de suas duas filhas que correm para receber seu colo! A despedida é sempre a parte mais difícil e diz ficar arrasada. Acaba chorando, pois fica pouco tempo com elas e logo em seguida tem que sair para uma nova batalha.

Ela alega que sente muita falta de suas filhas e logo vai batendo a solidão e os olhos ficam cheios de lágrimas!

Na serra ela diz que tem que ter cuidado redobrado, pois existem muitos acidente de carro batendo nos caminhões e vice-versa.

Com muita simplicidade, Thais impressiona a todos e vai trafegando com sua carreta bitrem, ultrapassando todos os obstáculos como se fosse a coisa mais natural do mundo, realmente impressionante.

Ela para em um posto para abastecer e enquanto isso, desce em baixo do caminhão para regular os freios. Minha nossa, que mulher é essa! Logo depois de limpar a graxa que grudou em suas mãos e pés ela se prepara para almoçar.

Durante o percurso, ocorreu um acidente na estrada envolvendo três caminhões e ela relata que nesse dia não conseguirá andar muito não!

Por esse motivo ela teve que dormir em uma parada e cuidadosa, recomenda para todos sempre escolherem um bom local adequado e seguro para pernoitar, pois está ocorrendo muito roubo de pneus etc.

Leia também:

https://brasildotrecho.com.br/2022/06/video-caminhoneira-mostra-que-e-fera-e-boa-de-manobra/

Ao amanhecer, estando um pouco atrasada, ela espera chegar logo em Feira de Santana e acaba passando pelo trágico e violento acidente que removeu do chassi uma das cabines de um dos caminhões envolvidos, onde o outro também ficou bem destruído.

Ela comenta que a rodovia BA-242 é muito perigosa e tem muito buraco na pista, o que pode promover diversos acidentes. Comenta que não dá para ficar segurando no freio o tempo todo, para não esquentar demais o sistema e então, tem que deixar o carro descer um pouco e as vezes, não dá tempo de desviar de um buraco.

Ela passa pela Chapada Diamantina e mostra toda a beleza da paisagem local. Aproveita para levar alguns alimentos e coisas que as crianças gostam de comer, para doar em uma estrada próxima.

Maravilhosa como sempre, ela se emociona ao doar alimentos para as crianças carentes e diz que isso não tem preço. Poder ajudar aquelas crianças lembra, acaba se emocionando e emociona à todos que assistem o vídeo também.

Uma das crianças pede a ela uma bicicleta e ela então diz que fará todo o possível para conseguir dar de presente para as crianças daquela comunidade local, pelo menos uma bicicleta para elas brincarem e novamente os olhos ficam marejados e chora.

Ela considera as crianças dali como sendo seus filhos e entende toda a dificuldade de cada pai e mãe para sustentá-los. 

Já era noite e por ter se atrasado um pouco ela vai dormir em Ituberaba/BA.

Em um novo amanhecer ao passar por Ituberaba é só buraqueira, comenta. Chegando próximo a Feira de Santana ao Pátio de Triagem, um novo acidente na estrada deixa o trânsito bem lento.

Devido ao atraso, em virtude dos acidentes, o agendamento de descarga dela foi cancelado e teria que ser reagendado para outro dia. Ela chegou no pátio pela manhã e só foi liberada a noite.

Chegando finalmente no Porto ela aproveita para fazer um lanchinho e nesse meio tempo, logo é chamada para descarregar e é conduzida ao local recomendado.

Ela ficou admirada pelo atendimento na descarga ter sido bem rápido, pois normalmente pega uma fila enorme!

Thais diz que ser caminhoneira é tudo para ela e que descobriu amar essa profissão já aos dez anos de idade. Ela diz ter superado todos os preconceitos e que é hoje é muito feliz por ter realizado seu sonho!

Falar da Thais é como falar de uma flor que cresce sempre linda e maravilhosa. Uma mulher surpreendente e que seu marido sempre presente, deve ter muito orgulho!

Você representa para muitas outras mulheres de todo o mundo, não só do Brasil, que pode ser capaz de qualquer coisa, de qualquer trabalho, pois é talentosa, cuidadosa, guerreira, simples, íntegra, Mãe, Mulher, magnífica!

Que seu exemplo seja seguida por muitas outras mulheres, que como você, escolheram a profissão de ser caminhoneira, não pelo dinheiro, nem pela liberdade em si, mas principalmente pela paixão e amor a sua profissão!

Que essa simplicidade, paciência e dedicação, seja um verdadeiro exemplo para todos os trabalhadores que fazem de sua profissão o seu sustento, mas que feito com toda essa competência e amor, faz a sua rotina se tornar leve e divertida!

Parabéns Thais! Seu exemplo de superação e de ajudar ao próximo, principalmente as crianças e famílias carentes que você sempre busca levar alimentos e brinquedos, seja o reflexo de sua dignidade e a base do seu sucesso!

Essa é uma pequena homenagem do Blog “Brasil do Trecho” para a competente e glamorosa caminhoneira, Thais Silva.

Redação – Brasil do Trecho / Informações Na Estrada