Carro

Como vair funcionar os carros movidos a hidrogênio

audima

Uma das alternativas encontradas pelas montadoras é tentar utilizar o hidrogênio para mover veículos automotores ou combiná-lo com outras tecnologias.

Atualmente a tecnologia de veículos movidos a hidrogênio está em desenvolvimento e ainda custa muito caro

Os carros movidos a hidrogênio são uma das grandes promessas do futuro, além da proposta de torná-los elétricos. A ideia sempre foi tornar viável a tecnologia do hidrogênio para veículos automotores. 

Existem kits caseiros que estão sendo vendidos na internet, mas que não são considerados por engenheiros e montadoras como comprovadamente “eficientes”, pois não garantem tecnicamente a autonomia e desempenho esperados, sem falar que não existe um estudo técnico de que não danicaria peças e o motor de seu carro.

O conceito desse tipo de “eficiência” para quem utiliza esses kits é diferente do conceito proposto pelas montadoras, ou seja, no primeiro caso é simplesmente “fazer o carro andar com água”, mesmo que o desempenho não seja bom e permanente.

Pergunta: Você colocaria no seu carro uma tecnologia não comprovada, não testada cientificamente por profissionais habilitados e ainda caseira? Quais seriam os riscos?

Nós não temos essas respostas de forma técnica, científica e conclusiva e principalmente com a certeza da “segurança” e no mínimo, ficamos receosos.

Lembre-se que a tecnologia do gás natural veicular ou GNV, teve aprovação técnica comprovada e aplicada corretamente com uso de dispositivos de segurança! Seu uso é reconhecido como um dos mais seguros entre os combustíveis.

Como as montadoras estão agindo então, mediante o uso de hidrogênio como uma tecnologia viável para automóveis?

Algumas montadoras como a Toyota, vêm testando essa tecnologia já há vários anos e vêm alcançando respostas, porém ainda não conseguiram dar uma resposta definitiva para o uso único desse combustível alternativo.

O veículo que está em fase de teste não se mostrou eficiente o suficiente e “eficiência” tem a ver com autonomia, velocidade, forma de armazenagem do hidrogênio para venda, o comportamento do mercado atual, dentre outros fatores que o tornam  inviável nesse momento, principalmente por ser uma tecnologia considerada ainda muito cara.

As montadoras vêm desenvolvendo tecnologias de utilização do hidrogênio, com o uso de células de combustível e a criação de uma infraestrutura que tornasse viável a produção desses veículos.

Hoje, temos geradores de energia que provém de fontes que utilizam combustíveis fósseis. As células de combustível que comentamos acima poderão operar com calor e água. 

O mecanismo básico dessa tecnologia é chamado transdução eletroquímica (transformação de energia química em energia elétrica). Esse processo envolve a mobilização de substâncias químicas, que fluem constantemente para dentro da célula, de uma forma ininterrupta (desde que esse fluxo de substâncias continue a acontecer dentro da célula). 

Atualmente as principais substâncias ativas são o hidrogênio e oxigênio, que ao se combinarem, ou seja, um átomo de oxigênio ligando-se a dois de hidrogênio produzem H2O (água) e consequentemente através das células de combustível, energia elétrica e energia térmica. 

O hidrogênio é o “combustível” mais comum na natureza, mas também podem ser usados outros materiais, como gás propano e até mesmo diesel e gasolina.

Estes últimos sofrem uma transformação química similar ao hidrogênio, com a vantagem de que já existe uma rede de postos com os dois combustíveis. 

As montadoras estão investindo milhões de dólares para estimular a pesquisa científica para aperfeiçoamento dessa tecnologia. Resta aguardarmos para verificarmos para qual delas o futuro nos conduzirá!

Redação – Brasil do Trecho / Informações: Canal Imagine Mais

Esta postagem foi publicada em 5 de agosto de 2022 10:19

João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Caminhoneiro resgata cachorrinha que insistiu em seguir ele pela rodovia

O cão é um animal surpreendentemente fiel e quando ele gosta, demonstra imediatamente todo o…

4 horas atrás

Conheça a história da caminhoneira Cristina

Conheça a história de Cristina, uma caminhoneira raiz que está na estrada há cerca de…

5 horas atrás

Conheça as irmãs caminhoneiras Clair e Cleidiane

Essas heroínas são um exemplo de persistência e amor pela profissão, ambas resolveram arriscar e…

6 horas atrás

Edição especial de 65 anos da scania ganha destaque com sua beleza

O veículo mal chegou ao mercado e já considerado uma relíquia automotiva, isso porque só…

6 horas atrás

Mais de 400 mil caminhoneiros ainda não receberam o auxílio

Se você que está lendo esse artigo, não conseguiu receber o auxílio caminhoneiro, não é…

6 horas atrás

Conheça a caminhoneira Walmiria, famosa carreteira raiz.

Mas conhecida como Wal, ela está na estrada por mais de 20 anos e viaja…

6 horas atrás