Caminhoneiros autônomos reclamam da dificuldade em receber o auxílio

Diversos caminhoneiros reclamam de não ter recebido do governo o pix caminhoneiro.

Caminhoneiro no seu caminhão
Caminhoneiro fazendo sinal negativo Foto: Reprodução / Internet

Primeiro dia do pagamento conta com diversas instabilidades

Diversos caminhoneiros qualificados para receber o auxílio no valor de R$ 1.000,00 reais marcado para iniciar no dia 09/08/2022 estavam contando em receber o dinheiro para resolver pendencias financeiras, porém, tiveram uma infeliz surpresa por volta de 07 horas da manhã ao tentar acessar o aplicativo para movimentar o dinheiro.

A categoria pontuou que alguns caminhoneiros constando na lista para receber o benefício tiveram o C.P.F anulado para receber o auxílio. Entrando em contato com a ANTT que confirmou o cancelamento do beneficiário, no entanto, o motivo pela exclusão não foi informado.  

Os caminhoneiros estão reclamando da instabilidade ao acessar o aplicativo disponibilizado pelo governo o famoso caixa tem, dessa maneira, os condutores que estão habilitados para receber o benefício não conseguiram verificar se o dinheiro já entrou na conta. Os condutores podem até ter recebido o benefício, mas sem acesso a conta digital criada pelo governo não consegue movimentar o dinheiro na conta do caixa tem.

Uma parte dos caminhoneiros autônomos que conseguiram acesso ao aplicativo do caixa tem, encontraram a seguinte informação “Pagamento pendente” ou “É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência”. Existem ainda relatos de motoristas que procuraram agências da caixa econômica federal para regularização e foram mal recebidos por gerentes.

Sem acesso ao aplicativo do caixa tem alguns beneficiários do programa conseguiram visualizar o pagamento apenas na carteira digital, porém, não consegue movimentar o dinheiro que é possível apenas pelo caixa tem.

Caminhoneiro autônomo que abriu o MEI caminhoneiro para se enquadrar dentro da legislação reclama por ficar fora do auxilio, que é apenas para condutores com ANTT registrada em pessoa física diferente do MEI caminhoneiro que é registrado em um CNPJ.

Até o momento, o governo não se pronunciou oficialmente com os diversos problemas relatados pelos motoristas no primeiro dia de pagamento do auxílio. Possivelmente o governo deve se pronunciar, informando se ao longo da semana terá pagamentos ou se os caminhoneiros excluídos do benefício poderão enviar uma nova documentação para atualizar o cadastro. 

Está com a situação pendente junto à ANTT?

Você pode regularizar o cadastro realizando a inclusão de um veículo automotor, para receber as próximas parcelas.

Para realizar a inclusão do veículo, entre em contato com a Central Caminhão (47)99221-5092 através do link WhatsApp https://wa.me/5547992215092 ou qualquer ponto de atendimento da ANTT.

Redação – Brasil do Trecho