Caminhão antigo da Mercedes é flagrado utilizando GNV

O número de veículos que utilizam GNV estão aumentando a cada dia para conter a alta do valor do diesel.

Caminhão antigo da Mercedes é flagrado utilizando GNV
Foto: Reprodução / Internet

O número de carros novos e antigos que utilizam GNV estão aumentando

Após constantes altas no valor do diesel, os caminhoneiros têm tido como forma de válvula de escape o uso de GNV (Gás Natural Veicular) nos veículos, adaptação que a longo prazo trás economia de combustível.

Algumas marcas já estão produzindo veículos com essa nova forma de abastecimento fazendo com que caminhões saiam de fábrica movidos a GNV.

Também é possível adaptar veículos movidos a diesel para que abasteçam com o Gás Natural Veicular, mas todas essas mudanças precisam seguir uma regulamentação brasileira e é mais comum em veículos novos.

Para mudanças desse gênero é necessário seguir as resoluções 280, 291 e 292 do Contran que regulamentam a forma de uso do GNV com todas as normas de segurança. 

Em maioria, os caminhoneiros preferem usar o sistema de dois combustíveis onde o veículo funciona à GNV e diesel. Caso o Gás Natural Veicular acabe, o motor será suprimido por diesel sem nenhum dano ao seu funcionamento. 

Essa prática normalmente é adotada em veículos da nova geração e com quantidade adequada de cilindros.

Descobrimos que proprietários de veículos mais antigos também estão levando a nova adaptação para seus caminhões. 

Um caminhão bicudo da Mercedes foi flagrado utilizando GNV de uma forma bem diferente. A quantidade de cilindros no compartimento atrás da cabine é bem grande e acaba gerando uma dúvida, é recomendado essa grande quantidade de cilindros?

A legislação não limita o número de cilindros, mas deve-se atentar de acordo com o peso e modelo de veículo a ser usado.

Redação – Brasil do Trecho