Video mostra caminhão DAF empinando durante subida em morro.

A DAF - Van Doorne's Automobiel Fabriek é uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc e vem ganhando adeptos brasileiros em diferentes estados.

Caminhão Daf xf – Foto: reprodução de video

Caminhão DAF empinando! Esse é bruto mesmo!

Caminhão DAF puxando com vontade uma carreta bitrem

A DAF – Van Doorne’s Automobiel Fabriek é uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc e vem ganhando adeptos brasileiros em diferentes estados.

Os caminhões DAF são produzidos em Ponta Grossa – Brasil, em Eindhoven – Holanda, em Westerlo – Bélgica, em Leyland – Reino Unido e em Bayswater – Austrália. A produção de motores, cabines, eixos e chassis, e também a montagem do veículo, são integradas em várias instalações.

A DAF chegou ao Brasil em 2011 e em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo Paccar. O espaço destinado à fábrica possui 270 mil m².

YouTube video
Você que pensava que o volvo tinha pressão, DAF é o carro do momento.

Mas que vídeo é esseeeee!!!

O caminhão do vídeo, que empina e puxa na fúria uma carreta bitrem carregada e em uma subida é o modelo DAF XF 510 e o ano que mais se aproxima é o 2018. Ele possui um potente motor com propulsor, o Paccar MX375.

O Paccar MX375 12,9 litros trabalha com seis cilindros em linha, que geram uma potência de 510 cv, com torque máximo de
254.9 kgfm de 1.050 a 1.410 rpm.

Esse espetacular motor foi desenvolvido no Centro Técnico da DAF, em Eindhoven, na Holanda e combinam tecnologias de última geração e materiais de ponta.

Estas características proporcionam um mínimo consumo de combustível, mas com alto desempenho e leveza. Outro diferencial do motor naquele período era a utilização do ferro fundido vermicular (CGI) no bloco e no cabeçote, exclusividade da PACCAR, que agregava 200% mais resistência à fadiga térmica e 75% a mais de força do que o ferro tradicional. 

A opção de motorização, disponível na época, para as versões 6×2 e 6×4, cabine Space e Super Space Cab, com 2,10 metros de altura interna, considerada como sendo uma das maiores do mercado naquele período e desejada até hoje pelos caminhoneiros fãs da DAF.

É um baita caminhão e que potência! 

Uma verdadeira fera das estradas brasileiras!

Redação – Brasil do Trecho