Viatura da PRF ultrapassa caminhão em faixa amarela contínua, pode isso?

A viatura estava tentando forçar uma ultrapassagem em faixa continua.

Viatura da PRF ultrapassa caminhão em faixa amarela contínua, pode isso?
Foto: Reprodução / YouTube

Flagrante mostra os agentes cometendo a infração de trânsito

Um vídeo divulgado pelo Canal Truck Force YouTube trouxe bastante polêmica ao mostrar uma viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) ultrapassando um caminhão em faixa contínua amarela.

Para quem não sabe, a faixa na cor amarela é usada para regular os fluxos dos sentidos opostos e mostrar onde é proibido estacionamento. Ela em sessão contínua indica que é proibida a ultrapassagem.

A situação revoltou muitos usuários de rodovias que trafegam em locais com esse tipo de sinalização no asfalto. Os papéis se inverteram onde o caminhão estava seguindo correto e a viatura que deveria fiscalizar e dar exemplo estava sendo a infratora no momento.

Muitos questionaram sobre o que seria feito em relação à viatura que estava indo contra uma regulamentação do CTB(Código de Trânsito Brasileiro).

Entretanto, em casos de veículos de emergência que são utilizados em prol do resgate, saúde e segurança como ambulâncias do corpo de bombeiros e viaturas policiais, se faz necessário quebrar umas regras com outra regulamentação.

De acordo com o artigo 29 VII do código de trânsito Brasileiro, os veículos das guarnições acima mencionadas têm direito de livre circulação, estacionamento e parada quando estiverem devidamente identificados e com dispositivo de alarme sonoro e iluminação ativos.

Ao que tudo indica, o vídeo que está circulando na internet mostra uma situação como essa, principalmente pela sinalização que a viatura dispõe no momento da gravação.

YouTube video
Vídeo: Canal Truck Force Youtube

Redação – Brasil do Trecho