Veja os 5 países que mais produzem caminhões no mundo

A lista surpreende, pois alguns países que são famosos na produção de veículos acabaram ficando de fora.

Linha de montagem Volvo – Foto: foto: Volvo Trucks | Divulgação)

A lista surpreende, pois alguns países que são famosos na produção de veículos acabaram ficando de fora.

Os caminhões são fundamentais para a economia de todo o mundo e alguns países se destacam mais do que outros em produtividade

A lista demonstra os países que mais produzem caminhões no mundo e surpreendentemente, deixam alguns tradicionais de fora.

Os dados foram extraídos da Organização Internacional de Veículos Automotores – OICA, que estima a produção anual de cada país.

Na verdade ela demonstra somente os cinco que tiveram maior produtividade na fabricação desses veículos. Vejamos abaixo então, aqueles que mais se destacaram, começando de trás para frente:

México – 162.836 caminhões. Abrimos a lista com esse país que é muito conhecido por suas belas paisagens, festividades e comidas quentes, mas que também é um tremendo produtor de caminhões.

Os caminhões do país tem uma forte influência americana, com uma clara preferência pelos bicudos, com cabine recuada. Contudo, uma notícia muito interessante é que os modelos R450 e 450S da Scania, ambos de cabine avançada, tem sido cada vez mais vendidos no país.

Outra notícia importante é que várias fabricantes brasileiras de caminhões pesados, estudam projetos para facilitar a importação e exportação entre o México e o Brasil.

Índia – 246.407 caminhões. É uma grande fabricante desse             tipo de veículo. Uma de suas principais fábricas é a Bharatbenz. Um detalhe interessante e que é muito comum por lá é que os caminhoneiros indianos fazerem pinturas psicodélicas em seus veículos.

Estados Unidos – 288.551 caminhões. Mesmo passando por um momento delicado tendo falta de mão de obra de caminhoneiros, o país ainda permanece com essa produção absurda de caminhões. De qualquer forma os Estado Unidos é conhecido pela produção de caminhões bicudos, pelas fábricas como Peterbilt, Western Star e Mack.

Japão – 516.988 caminhões. Muito conhecido pela produção de caminhões pesados e potentes, tendo a utilização de motores V8 e até V12.

YouTube video
Fonte: Apaixonados por Estrada

Um detalhe interessante é que mesmo com toda essa potência, os caminhões não são muito grandes, por conta das estradas no Japão serem mais apertadas e como no Brasil, os caminhões possuem cabines avançadas ou mais conhecidas como “Cara chatas”.

Algumas marcas famosas do país são Hino, Mitsubish Fuso e a Isuzu.

Nota: antes de passarmos para o primeiro colocado, falaremos da produção de caminhões no Brasil, com 158.810 caminhões produzidos, ficando na sexta colocação, apenas com cinco veículos a menos e pouco abaixo do México.

A história rodoviária brasileira dispensa apresentações, tendo modelos como o Mercedes-Benz 1113, o Scania 113h, dentre outros e até o nos dias de hoje, predominam os caminhões de cabine avançada, os cara-chatas.

China – 2.408.093 caminhões. Aqui no Brasil os caminhões chineses não tiveram boa fama, muito se deve a passagem desastrosa da Sinotruk por aqui.

Pelo menos em quantidade a China é considerada a maior produtora de caminhões do mundo. Muito se deve à política governamental e aos subsídios, que facilitam a produção e a importação de modelos.

Mesmo tendo essa enorme quantidade produzida, a China tem fabricado cada vez menos caminhões em relação aos anos anteriores.

Confira o vídeo e veja as imagens desses maravilhosos modelos de caminhões.

Redação – Brasil do Trecho