Dicas para motorista

Veja 4 benefícios do Inss que os caminhoneiros podem receber

audima

Trabalhadores do transporte de carga que contribuem com a Previdência Social têm direito aos benefícios previdenciários, vejam quais são.

Através da inscrição e pagamento do MEI o trabalhador autônomo tem acesso aos benefícios da previdência

Muitos caminhoneiros autônomos receberão em agosto o novo auxílio de R$ 1 mil mensais, criado pelo governo Federal.

Mas você sabia que mesmo quem não tem direito ao voucher acima o caminhoneiro pode receber outros benefícios pagos pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social?

Através do cadastramento do MEI – Micro Empreendedor Individual será possível começar a contribuir para a Previdência Social e com isso terá acesso a outros benefícios também.

Assim os caminhoneiros saem da informalidade e são registrados como micros empresários, tendo CNPJ e podendo até emitir Notas Fiscais.

Sendo assim, o caminhoneiro pode receber os mesmos auxílios que qualquer trabalhador formal. Confira quatro benefícios do INSS que atendem aos profissionais dessa categoria:

Auxílio-doença – O pedido pode ser feito após um afastamento causado por lombalgia ou lesões por esforço repetitivo, por exemplo. O auxílio-doença é liberado quando o trabalhador precisa ficar mais de 15 dias longe das atividades laborais.

Carência: No caso da lei do auxílio doença, o trabalhador precisa contribuir para a Previdência Social por no mínimo, 12 meses.

Continua após o anuncio

Importante – Algumas doenças não precisam de cumprimento de carência para se afastar. A lista consta no artigo 151 da lei 8.213/91 e no anexo XLV, da IN 77/2015, atualmente conta com as seguintes enfermidades: 

Tuberculose ativa; hanseníase; alienação mental; neoplasia maligna; cegueira; paralisia irreversível e incapacitante; cardiopatia grave; mal de Parkinson; espondiloartrose anquilosante; nefropatia grave; estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); síndrome da Imunodeficiência Adquirida  – AIDS; contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada e hepatopatia grave.

Auxílio-acidente – É um direito do caminhoneiro que sofreu algum tipo de acidente e que pode ter interferido em sua capacidade laboral. Pode ter ocorrido em casa ou no trabalho. Tem caráter indenizatório e não substitui nem auxílio-doença nem a aposentadoria.

Carência: Não existe carência a ser cumprida para pagamento do Auxílio-acidente.

Aposentadoria por invalidez – O trabalhador que ficou permanentemente incapacitado de trabalhar devido a um acidente ou doença pode solicitar a aposentadoria por invalidez.

A aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

Também poderá ser usado o tempo trabalhado em outro país, onde o Acordo Internacional de Previdência Social firmado com o Brasil permita pedir este tipo de benefício.

Carência: A carência exigida para a concessão da aposentadoria por invalidez é de 12 contribuições mensais, porém, em algumas situações o segurado fica isento desta obrigação.

Aposentadoria especial – É concedida aos caminhoneiros que desenvolvem atividades perigosas, como por exemplo, no transporte de inflamáveis com exposição a agentes nocivos como calor ou ruído, de forma contínua e ininterrupta em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação.

Carência e requisitos:

  • Tempo total de contribuição de 25, 20 ou 15 anos, conforme o caso, exposto aos agentes nocivos especificados em lei. A exposição deve ser contínua e ininterrupta durante a jornada de trabalho;
  • Mínimo de 180 meses de efetiva atividade, para fins de carência.

Redação – Brasil do Trecho / Informações: Canal Edital, concursos Brasil, Gov.br e Saberalei

Esta postagem foi publicada em 26 de julho de 2022 13:41

João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Costela assada na turbina do caminhão, será que funciona?

Vídeo irreverente e divertido mostra o caminhoneiro Jonathan Wesley assando uma costela na turbina, isso…

31 segundos atrás

Carreta tombou na ladeira conhecida como “lambreta” na Tranzamazônica

Vídeo mostra uma carreta tombada na Transamazônica, no meio da estrada de terra e na…

26 minutos atrás

Veja como a Mercedes Benz liderou o mercado do Brasil com caminhões e ônibus

A Mercedes-Benz é muito conhecida no mundo inteiro, principalmente por fabricar carros de luxo. Mas…

50 minutos atrás

Quanto custa fazer um motor do caminhão 1620

Ele começa o vídeo falando que cada motor é um caso específico e terá um…

2 horas atrás

A PRF conseguiu recuperar um caminhão roubado por ciclista em Minas Gerais

O caminhão teria sido roubado por um ciclista e a PRF encontrou o veículo na…

4 horas atrás

Que horas será depositado o Pix caminhoneiro?

Muitos caminhoneiros já sabem que amanhã o governo Federal iniciará o depósito do pagamento do…

7 horas atrás