Os caminhões mais feios já fabricados no Brasil

Esses modelos acabaram se popularizando e recebendo apelidos por sua aparência, apesar de serem bem práticos e continham boa mecânica para serviços urbanos.

Foto: Reprodução do Youtube

No vídeo vamos relembrar modelos épicos de caminhões da Ford.

Os modelos F-12000, F14000 e F16000 são conhecidos pelos caminhoneiros como Sapão e Pitbull

Os modelos da Ford F120000, F140000 e F160000 formam a quarta e quinta geração de caminhões em nosso país. A terceira e bem sucedida geração da Ford permaneceu por duas décadas com boas vendas e excelente participação no mercado brasileiro.

A linha ficou conhecida por oferecer caminhões duráveis e versáteis, com diversas modalidades de motores, desde os V8 a gasolina até os Detroit de dois tempos e entre os vários exemplares podemos citar os F8500, no entanto as críticas à linha permaneciam por terem ficado muito tempo sem modificações ou melhorias.

Eram considerados cópias dos modelos americanos e apresentavam dificuldades de manutenção e com isso a linha ficava cada vez mais desatualizada em relação ao mercado.

Esses modelos acabaram se popularizando e recebendo apelidos por sua aparência, apesar de serem bem práticos e continham boa mecânica para serviços urbanos.

Em 1992 dois caminhões foram lançados. Eram os modelos F12000 e F14000, que ficaram conhecidos como Sapão. Era um grande capô de fibra, com para lamas integrados e basculamento para frente.

Até hoje sua aparência gera discussões entre os caminhoneiros e alguns chegam a dizer que esse é o caminhão mais feio já produzido no Brasil, muito comum na distribuição de bebidas, gás e outros produtos semelhantes, mas também na distribuição e coleta de lixo.

O motor utilizado por ele era o MWM D-229, de seis cilindros, 134 cavalos e torque de 38,9 kgfm.

Em seguida a Ford realizou uma atualização do modelo, que passou a se chamar F12000L recebendo assim o novo motor MWM 6.10, tendo sua potência aumentada para 142 cavalos e 42 kgfm.

Foram considerados para a época caminhões bem confiáveis sendo utilizados em serviços urbanos e em curtos trajetos.

Em 1998 a Ford efetuou nova atualização e novamente lançou o modelo inédito o F16000, o Pitbull, que era mais robusto e tecnológico, equipado com motor Cummins, de seis cilindros, série B, com potência de 208 cavalos e torque de 72 kgfm.

Essa foi considerada a 5ª geração de caminhões Ford e foi fabricada até 2005, quando todos os caminhões foram obrigados a produzir motores que se adequavam a norma Euro3 de emissão de gases poluentes e nesse período foram substituídos pela linha Cargo. 

E você caminhoneiro acha realmente os modelos Sapão e Pitbull feios ou bonitos?

YouTube video
Fonte: Vídeo Youtube Canal Apaixonados por Estrada

Deixe aqui seus comentários!

Redação – Brasil do Trecho