O que é frete de retorno e porque é importante planejar isso

Quem é motorista de caminhão ou frotista, sabe exatamente o quanto é caro manter um caminhão em operação, não é verdade!

Foto: Reprodução de video

Evite retornar com o veículo vazio, saiba por quê.

Vídeo mostra que é fundamental que seja verificado o frete de retorno

Quem é motorista de caminhão ou frotista, sabe exatamente o quanto é caro manter um caminhão em operação, não é verdade!

São gastos com combustível, pneu, manutenções, custos com alimentação e imprevistos que acabam ocorrendo nas estradas, que acabam pesando muito no bolso do proprietário do caminhão.

Por esse motivo é que viajar com o caminhão vazio acaba sendo extremamente prejudicial, tanto para o motorista, quanto para a transportadora, que somente terão gastos e nenhum retorno financeiro, nessas condições.

Em razão da dificuldade de encontrar bons fretes, retornar sem carga acaba sendo uma realidade no mundo dos transportes, ficando difícil arcar com todos os custos de uma viagem e por isso é importante evitar esse tipo de situação.

Vejamos então os tipos existentes de frete, para que se possa planejar o frete de retorno, voltando ao local de origem sempre carregado:

Carga Fracionada – é agregar em uma mesma viagem, cargas de diferentes clientes, mas com características semelhantes. Normalmente se organiza os produtos nos veículos, as Notas fiscais e os endereços dos clientes para entrega. 

Apesar de ser mais trabalhosa essa modalidade de frete, permite com que se possa negociar com mais facilidade os fretes de retorno e de forma antecipada, planejando corretamente todo o processo de ida e de volta.

Carga Urgente – são aquelas em que se faz necessário chegar ao destino em segurança e o mais breve possível. Por ser mais exclusivo o serviço de frete, esse tipo de carga normalmente é mais caro. 

Atualmente, existem muitas empresas especializadas em cargas urgentes, com veículos de vários tamanhos. É fundamental ter uma boa parceria com essas empresas, pois um bom relacionamento pode afetar o preço e ficar mais barato o frete.

Carga fechada – é quando a carga ocupa todo o espaço do caminhão. Normalmente a mercadoria é coletada na origem e segue diretamente para o destino, sem paradas.

Em geral, possui um valor de frete justo, pois está sendo utilizada toda a capacidade do veículo e com isso o custo com combustível será maior. Na prática se o frete não for bem avaliado, poderá gerar até prejuízos.

Carga dedicada – ocorre quando a mercadoria é exclusiva e de um único cliente, diferentemente da carga lotação, pois não precisa necessariamente lotar o veículo.

Nessa modalidade como o destino é único também, normalmente não haverão paradas adicionais. Desta forma, deverá ter um preço diferenciado, em relação da dedicação de envio especializado para um único cliente.

Em resumo, evite andar com seu caminhão vazio, pois como os combustíveis estão caros, deve-se sempre planejar que tanto na ida quanto na volta, o caminhão esteja carregado, sempre tirando o máximo de lucro possível em cada viagem.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho