frete

O que é frete de retorno e porque é importante planejar isso

audima

Evite retornar com o veículo vazio, saiba por quê.

Vídeo mostra que é fundamental que seja verificado o frete de retorno

Quem é motorista de caminhão ou frotista, sabe exatamente o quanto é caro manter um caminhão em operação, não é verdade!

São gastos com combustível, pneu, manutenções, custos com alimentação e imprevistos que acabam ocorrendo nas estradas, que acabam pesando muito no bolso do proprietário do caminhão.

Por esse motivo é que viajar com o caminhão vazio acaba sendo extremamente prejudicial, tanto para o motorista, quanto para a transportadora, que somente terão gastos e nenhum retorno financeiro, nessas condições.

Em razão da dificuldade de encontrar bons fretes, retornar sem carga acaba sendo uma realidade no mundo dos transportes, ficando difícil arcar com todos os custos de uma viagem e por isso é importante evitar esse tipo de situação.

Vejamos então os tipos existentes de frete, para que se possa planejar o frete de retorno, voltando ao local de origem sempre carregado:

Carga Fracionada – é agregar em uma mesma viagem, cargas de diferentes clientes, mas com características semelhantes. Normalmente se organiza os produtos nos veículos, as Notas fiscais e os endereços dos clientes para entrega. 

Apesar de ser mais trabalhosa essa modalidade de frete, permite com que se possa negociar com mais facilidade os fretes de retorno e de forma antecipada, planejando corretamente todo o processo de ida e de volta.

Carga Urgente – são aquelas em que se faz necessário chegar ao destino em segurança e o mais breve possível. Por ser mais exclusivo o serviço de frete, esse tipo de carga normalmente é mais caro. 

Atualmente, existem muitas empresas especializadas em cargas urgentes, com veículos de vários tamanhos. É fundamental ter uma boa parceria com essas empresas, pois um bom relacionamento pode afetar o preço e ficar mais barato o frete.

Carga fechada – é quando a carga ocupa todo o espaço do caminhão. Normalmente a mercadoria é coletada na origem e segue diretamente para o destino, sem paradas.

Em geral, possui um valor de frete justo, pois está sendo utilizada toda a capacidade do veículo e com isso o custo com combustível será maior. Na prática se o frete não for bem avaliado, poderá gerar até prejuízos.

Carga dedicada – ocorre quando a mercadoria é exclusiva e de um único cliente, diferentemente da carga lotação, pois não precisa necessariamente lotar o veículo.

Nessa modalidade como o destino é único também, normalmente não haverão paradas adicionais. Desta forma, deverá ter um preço diferenciado, em relação da dedicação de envio especializado para um único cliente.

Em resumo, evite andar com seu caminhão vazio, pois como os combustíveis estão caros, deve-se sempre planejar que tanto na ida quanto na volta, o caminhão esteja carregado, sempre tirando o máximo de lucro possível em cada viagem.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 28 de julho de 2022 16:17

João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Costela assada na turbina do caminhão, será que funciona?

Vídeo irreverente e divertido mostra o caminhoneiro Jonathan Wesley assando uma costela na turbina, isso…

1 hora atrás

Carreta tombou na ladeira conhecida como “lambreta” na Tranzamazônica

Vídeo mostra uma carreta tombada na Transamazônica, no meio da estrada de terra e na…

2 horas atrás

Veja como a Mercedes Benz liderou o mercado do Brasil com caminhões e ônibus

A Mercedes-Benz é muito conhecida no mundo inteiro, principalmente por fabricar carros de luxo. Mas…

2 horas atrás

Quanto custa fazer um motor do caminhão 1620

Ele começa o vídeo falando que cada motor é um caso específico e terá um…

3 horas atrás

A PRF conseguiu recuperar um caminhão roubado por ciclista em Minas Gerais

O caminhão teria sido roubado por um ciclista e a PRF encontrou o veículo na…

5 horas atrás

Que horas será depositado o Pix caminhoneiro?

Muitos caminhoneiros já sabem que amanhã o governo Federal iniciará o depósito do pagamento do…

8 horas atrás