ICMS zerado, mas consumidores não sentem diminuição no valor do diesel

O ICMS foi zerado, porém, para o valor do diesel praticamente não houve interferência.

ICMS zerado, mas consumidores não sentem diminuição no valor do diesel
Foto: Luciano Tolentino EPTV

O valor do combustível vem aumentando ao longo da semana

Após várias medidas serem tomadas para que os combustíveis diminuíssem o valor, usuários do diesel relatam não sentirem nenhuma diferença no bolso, pelo contrário, a situação ainda é bem crítica.

Exemplo disso, a cidade de Ribeirão Preto em São Paulo chega a ter um litro de óleo diesel a R$ 8,20 impactando diretamente na renda de quem mais utiliza desse combustível, os caminhoneiros.

No primeiro trimestre do ano o governo federal zerou os tributos PIS e Confins em cima do doesel onde gerou um certo alívio para classe caminhoneira, mas atualmente essa solução já não está adiantando para controlar os reajustes que acontecem quase mensalmente.

Hoje em dia o preço do diesel está em média R$ 7,67 em todo o solo brasileiro, mas ainda há lugares que não tiveram impacto na redução do ICMS como em Ribeirão Preto.

Os caminhoneiros estão tendo uma despesa triplicada ao que tinha antes em relação ao diesel e muita das vezes o frete não consegue pagar nem o valor do combustível.

A situação se agrava mais ainda quando o frete não acompanha o valor dos reajustes do diesel e deixa a desejar no quesito lucratividade. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

Redação – Brasil do Trecho