Curiosidade: Quanto custa carregar um carro elétrico

Com o advento da tecnologia de eletrificar carros e caminhões, uma curiosidade muito grande vem à tona, que é saber o custo de se carregar um carro elétrico aqui no Brasil.

Foto: luzsolar

Com o advento da tecnologia de eletrificar carros e caminhões, uma curiosidade muito grande vem à tona, que é saber o custo de se carregar um carro elétrico aqui no Brasil.

Como exemplo foi utilizado um Jeep Compass híbrido e veja o resultado final

Com o movimento pró eletrificação que ocorre no mundo inteiro e que começa a contagiar o Brasil também, uma dúvida que paira na mente de cada brasileiro é se vale a pena ou não pagar o consumo de um veículo elétrico, ou seja, quanto custa carregar a bateria de um modelo desse?

Conforme os carros híbridos e elétricos estão ficando cada vez mais comuns no mercado brasileiro, as pessoas querem saber quanto custará no fim do mês carregar a bateria deles!

No vídeo foi utilizado um Jeep Compass 4xe que possui uma autonomia de 44 km no modo elétrico e que está sendo carregado para servir como teste e para que a pergunta possa ser respondida sobre o gasto desse consumo.

Assim como um carro a gasolina tem seu tanque em litros, um híbrido como o Compass 4xe tem uma bateria em KWh. O litro da gasolina sabemos quanto custa no posto de combustível e o valor do KWh está descrito em sua conta de luz.

O Compass tem uma bateria de 11,4 KWh e em Santa Catarina, o preço do KWh corresponde a 0,54 centavos. Calcular então o gasto desse consumo é bem fácil, veja abaixo!

Basta multiplicar 11,4 x 0,54 e o resultado será R$ 6,15. Esse é o valor que corresponderá para carregar a bateria do Compass 4xe completamente, para percorrer 44 km. Na gasolina a mesma quilometragem percorrida pelo Jeep, o gasto seria de R$ 33,45.

A eletricidade é uma coisa maravilhosa!

Assista ao vídeo e confira!

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho