Caminhoneiro

Caminhoneiro na Argentina manda recado para o Presidente Bolsonaro

audima

Ele compara a Argentina com a Venezuela e enfatiza o que Bolsonaro falou sobre a oposição.

A situação da Argentina não está nada fácil e país atravessa um de seus piores momentos

Caminhoneiro argentino grava um depoimento e envia recado para Bolsonaro e para os Brasileiros, para que o Brasil não vire uma Venezuela ou uma Argentina, que passam por uma profunda crise econômica e social.

Muitos países sofreram com a pandemia do Covid19 que desencadeou uma série de problemas, desde a escassez de produtos até a quantidade de empregos que diminuíram drasticamente, impactando as economias e as vidas das pessoas em todo o mundo.

As restrições provocadas pela pandemia diminuíram com o avanço das vacinas, porém desta vez surge um novo problema e novamente uma nova ameaça à economia mundial, que é a guerra da Rússia com a Ucrânia.

A crise que estamos passando agora mostra uma nova face, relacionada à alta dos combustíveis, provocada pela valorização do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional, como também o aumento da procura pelo diesel, impactando novamente a economia mundial, gerando crises ainda mais fortes e que se aprofundam a cada dia.

Vídeo Canal Notícias News

Situação argentina

Nem a mudança politica provocada pela nomeação de um novo presidente, conseguiu tirar a Argentina de uma profunda crise, tendo ainda como protagonista, a desvalorização da moeda, a corrupção, a alta taxa de desemprego e o empobrecimento da população.

A Argentina hoje possui uma frágil economia, ficando à frente apenas da Venezuela, sendo umas das piores da América Latina e um dos países menos confiáveis para investimentos estrangeiros.

Entre 1930 e 1983 a Argentina teve vários golpes de estado e alguns deles foram militares, em que tentaram proteger a economia argentina substituindo importações pelo mercado interno, mas não conseguiram ter êxito devido a uma série de fatores e as indústrias argentinas não conseguiram sobreviver em virtude da concorrência externa.

O país também sofreu muitas paralizações e greves gerais que ajudaram a piorar a situação. A inflação chegava a patamares incríveis de até 5.000% aa, como em 1989.

Mas com a aplicação de medidas importantes como a redução dos gastos públicos e redução estatal, a Argentina conseguiu reduzir a inflação a uma média quase 0% em 1994. 

Muitos investidores internacionais deixaram de aplicar recursos nos países emergentes e mais uma vez a Argentina viu “saindo pelo ralo” vários investimentos, como também a fuga de capital, refletindo-se em aumento das taxas de juros, até que a economia deixou de crescer, o desemprego aumentou tal como os gastos do governo e veio mais uma nova resseção.

A dívida externa foi aumentando, tal como os gastos e o déficit fiscal, chegando em 1996 a 97 bilhões de reais. Por causa da resseção as importações diminuíram e da mesma forma, o consumo interno. 

Em outubro de 2002 mais da metade da população encontrava-se na linha de pobreza. A economia estava dizimada, a poupança confiscada e limitada com saques (já vimos isso por aqui, não?).

A dívida externa aumentava de forma galopante e em 2019 a economia Argentina estava à frente apenas da Venezuela e do Zimbábue.

Atualmente a inflação está em 50% aa e 60% do orçamento total do governo esta destinado aos subsídios e aos planos sociais.

O Brasil possui um potencial imenso, porém deve ficar atento ao mercado externo e analisar todas as supostas pressões externas e acontecimentos que podem surgir e impactar nossa economia de uma hora para outro.

Estamos nos aproximando de novas eleições e isso serve de alerta para que o governante escolhido pelo povo, não caia nas mesmas armadilhas que ocorreram com alguns países vizinhos, como a Argentina e a Venezuela.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 1 de julho de 2022 15:11

João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Costela assada na turbina do caminhão, será que funciona?

Vídeo irreverente e divertido mostra o caminhoneiro Jonathan Wesley assando uma costela na turbina, isso…

60 minutos atrás

Carreta tombou na ladeira conhecida como “lambreta” na Tranzamazônica

Vídeo mostra uma carreta tombada na Transamazônica, no meio da estrada de terra e na…

1 hora atrás

Veja como a Mercedes Benz liderou o mercado do Brasil com caminhões e ônibus

A Mercedes-Benz é muito conhecida no mundo inteiro, principalmente por fabricar carros de luxo. Mas…

2 horas atrás

Quanto custa fazer um motor do caminhão 1620

Ele começa o vídeo falando que cada motor é um caso específico e terá um…

3 horas atrás

A PRF conseguiu recuperar um caminhão roubado por ciclista em Minas Gerais

O caminhão teria sido roubado por um ciclista e a PRF encontrou o veículo na…

5 horas atrás

Que horas será depositado o Pix caminhoneiro?

Muitos caminhoneiros já sabem que amanhã o governo Federal iniciará o depósito do pagamento do…

8 horas atrás