Caminhão movido a etanol, conheça o Eco Bio Truck

Caminhão movido a etanol, conheça o Eco Bio Truck
Foto: Arquivo Pessoal

Confira uma novidade no setor de caminhões

Um caminhão não muito conhecido no mercado, mas que já atua na terceira safra de uma conceituada empresa do setor de cana-de-açúcar, tem dado o que falar por sua funcionalidade, eficiência e inovação, sendo movido a etanol.

O modelo utilizado para implantação do projeto foi um Scania 440, que não perdeu e não deixou a desejar em nada em relação ao caminhão deste mesmo modelo movido a diesel.

Fruto de um projeto que buscava viabilizar o uso de biocombustível, etanol juntamente com o biodiesel, sem perder a funcionalidade de motores a ciclo diesel, nasceu o EBT – Eco Bio Truck, primeiro veículo desenvolvido e operando com etanol como combustível.

Para chegar no resultado atual, foi necessário vários testes para ajustar a proporção de cada líquido, assim não prejudicando o desempenho do motor. O objetivo sempre foi trazer um veículo mais sustentável, porém sem diminuir a sua capacidade de torque e potência em relação aos caminhões movidos à diesel.

Após testes, foi verificado a necessidade de 50% de etanol e 50% de biocombustível ou o próprio diesel na composição do combustível, e mais uma adição de um aditivo feito exclusivamente para o projeto, onde seus componentes da mistura estão no mercado com valor acessível.

Indo em contrapartida aos malefícios dos veículos movidos a diesel, o EBT é uma grande solução para os problemas ambientais onde reduz os índices de emissão de CO2 e tem grande apelo comercial, principalmente no setor canavieiro que produz a matéria-prima, cana-de-açúcar, do etanol. O novo veículo também tem uma grande economia de combustível podendo variar de 7% a 22%.

Outros testes foram feitos para saber se a longo prazo, haveriam desgastes excessivos dos componentes, algo que não foi comprovado e deu mais ênfase no sucesso da criação do Eco Bio Truck.

Há alguns anos o planeta tem entrado em estado de alerta a respeito da saúde ambiental que vem se deteriorando através das poluições das águas e do ar.

Várias medidas já foram tomadas para que os índices de poluição fossem diminuídos, dentre elas reuniões feitas periodicamente(Rio+20) e decisões como o protocolo de Kyoto.

Empresas de todo o planeta tem adotado medidas para reduzir os efeitos ruins da poluição na atmosfera. A criação do Eco Bio Truck com certeza é um grande avanço para um planeta mais sustentável e livre das consequências da poluição.

Redação – Brasil do Trecho