Você conhece o sistema rodoar das rodas?
Veja esse vídeo que explica o que o sistema rodoar e para que ele serve
Vídeo mostra o que é o sistema rodoar e para que ele é proposto.
Ele alimenta todo o sistema de ar para manter a calibragem dos pneus, caso você tenha um pequeno furo ele manterá a calibragem do pneu.
Um roteador se conecta ao reservatório de ar comprimido por meio de uma válvula de 4 vias. Este ar passa pelo painel, depois é direcionado às juntas rotativas e então elas fazem a transferência do ar comprimido para os pneus do automóvel.
Se for detectado algum problema na pressão dos pneus, um sinal sonoro e luminoso avisa o motorista no painel.
Mesmo com um pneu furado o sistema tenta manter ele cheio até que o motorista possa chegar em um local adequado para verificar o problema de vazamento.
Esse sistema mantém os pneus corretamente calibrados e por esse motivo, gera uma economia de combustível de até 6% e aumenta a vida útil dos pneus em até 20%.
A questão é se você deve calibrar os pneus frios, pré-aquecidos ou quente e a outra questão é você deve deixar o rodo ar ligado direto trabalhando ou apenas calibra o pneu e depois desliga ele?
Outra questão é deve sempre conferir batendo os pneus, mesmo tendo o rodo ar ou não precisa?
Vamos responder a essas perguntas uma a uma e dar algumas dicas importantes também, veja abaixo:
- No momento da ignição, o sistema rodoar deve ser acionado e uma luz no aparelho de monitoramento de pressão é ligada através da chave de ar On e OFF (liga e desliga) que abre e fecha o ar do sistema. Nesse momento é feita a calibragem e depois o equipamento deve ser desligado.
- O correto é calibrar os pneus frios. Ao chegar em um posto de combustível depois de ter rodado algumas horas, primeiro abasteça seu carro e se possível lave-o também para baixar a temperatura dos pneus, quando estiverem mais frios. Pneus quentes podem enganar o calibrador, pois a pressão do ar estará elevada ao passar para os pneus.
- Consulte sempre o manual do seu carro para verificar a calibragem correta ou verifique se existe esta indicação de calibragem na lateral do veículo em uma etiqueta que costuma se encontrar ao abrir a porta do motorista.
- Sem o sistema rodoar, o ideal é sempre calibrar os pneus uma vez por semana, porém se você não costuma rodar muito, pode calibrar logo após abastecer seu veículo, efetuando a calibragem em uma frequência razoável.
- Nunca calibre os pneus com o ar da mangueira escapando. Recoloque a mangueira caso isso aconteça.
- Não esqueça de calibrar o estepe, para que se precisar, possa substituir o pneu furado.
- Sempre confira batendo os pneus de seu caminhão, nunca confie só porque tem o rodoar, pois pode existir algum problema na válvula e você ficar a mercê de algum problema na estrada ou acidente.
Redação – Brasil do Trecho