Relembre a história do Volvo N1020, o primeiro caminhão da Volvo no Brasil

Relembre a história do Volvo N1020, o primeiro caminhão da Volvo no Brasil
Foto: Reprodução / Motor 1

O caminhão que tem muita história para contar das estradas brasileiras

Uma das marcas mais populares e conhecidas de caminhões no Brasil é a Volvo, empresa sueca fundada em 14 de abril de 1927  pelo economista Assar Gabrielsson e o engenheiro Gustav Larson.

A empresa hoje faz parte das potências que dominam o mercado caminhoneiro no Brasil e no mundo. No Brasil sua história começou com o Volvo N1020, primeiro caminhão fabricado em solo brasileiro.

A Volvo é a responsável por vários sucessos, inclusive grandes implementações no mundo automobilístico. Entre elas a criação do cinto de segurança de três pontos, um dos acessórios mais importantes  para a segurança do motorista e passageiro.

Antes dessa criação os cintos eram formados apenas por duas pontas, o que diminuía a eficácia no quesito segurança.

Com o N 1020, a Volvo marcou presença no Brasil, tornando o caminhão bastante popular na época, trazendo força e robustez para os padrões do período.

Esse caminhão foi tão importante para a empresa que na celebração dos 40 anos da Volvo no país, uma série limitada de 40 unidades do Volvo FH foi lançada com faixas do N1020 nos veículos.

O caminhão também conhecido como N10 tinha opções com cabine simples e leito, e possuía um motor de seis cilindros, 260 cavalos de potência e 9.6 litros de cilindrada.

O caminhão é uma verdadeira relíquia para Volvo e jamais será esquecido. Veja um pouco mais do N1020 no vídeo abaixo.

YouTube video
Vídeo: Planeta Caminhão

Redação – Brasil do Trecho