Redução do Icms será ineficaz segundo a associação de caminhoneiros

Foto: Thiago Gadelha

A diminuição tem prazo determinado até o fim deste ano e ainda dependerá dos preços dos combustíveis do mercado internacional.

Abrava afirma que não resolverá a redução do Icms

Nesta terça (14) a Abrava – Associação Brasileira de Condutores de Veículos comentou que a proposta de redução do Icms – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços será ineficaz.

O comentário faz referência ao Projeto que foi aprovado dia 13 último no Senado e retornou ao Congresso para nova avaliação. Essa proposta fixa em 17% o percentual sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte público.

Em virtude da diminuição ser temporária, ou seja, por até no máximo três meses e ainda depender da frequência do aumento dos preços dos combustíveis que estão atrelados ao mercado internacional, sem a mudança na política de preços praticada pela Petrobras ou sem subsidiar esta operação com apoio do governo Federal, a Abrava entende que praticamente será ineficiente ou de pouca efetividade para solucionar o problema dos aumentos dos combustíveis.

Com a proximidade das eleições em outubro e ainda por passar por votações no Congresso Nacional para somente então ser sancionado pelo presidente da República e publicado, o Projeto terá pouca ou nenhuma eficiência, visto que até lá os combustíveis sofrerão outros aumentos que poderão superar e muito o quê está sendo proposto.

Será preciso muito mais que isso para o governo Federal perceber que a categoria estará satisfeita!

Redação – Brasil do Trecho