Quem ganha mais? Caminhoneiro ou Uber

Uma dúvida muito grande e que vem interessando curiosos em saber qual é a melhor opção de trabalho, ou seja, ser caminhoneiro ou motorista de aplicativo?

Foto: Uber – Imagem: Shutterstock

Uma dúvida muito grande e que vem interessando curiosos em saber qual é a melhor opção de trabalho, ou seja, ser caminhoneiro ou motorista de aplicativo?

Efetuamos comparativos de ganhos para conseguirmos elucidar esse mistério, veja a seguir!

Um sonho muito grande, às vezes de infância, trazem agora à tona aqueles que queiram se aventurar em ser caminhoneiro ou motorista de aplicativo (Uber).

Mas uma dúvida bem interessante é, qual será dessas duas profissões, a mais vantajosa financeiramente?

Efetuamos alguns comparativos abaixo, para auxiliarmos os interessados em dirigir caminhão ou carro de passeio. É de conhecimento de todos que são duas profissões bem diferentes e seus ganhos também podem ser!

Um caminhoneiro, por exemplo, possui diversas modalidades e quanto mais ele se especializar efetuando cursos técnicos na área, mais fretes provavelmente aparecerão. Ele poderá ser autônomo, atuar para uma transportadora, ser agregado, contratado como CLT etc.

Muitas das vezes as escolhas entre as profissões, ocorrem devido às circunstâncias que a vida nos impõe, como o desemprego crescente, os baixos salários, funções que exigem trabalho presencial e em salas fechadas, cumprimento de jornada fixa, dentre vários outros fatores que podem impulsionar suas escolhas para uma profissão que permite atividades e ganhos mais flexíveis, como a de caminhoneiro ou motorista de aplicativo (Uber).

Essas atividades prometem ganhos variados e várias oportunidades, como a jornada flexível, a possibilidade de efetuar trajetos maiores, atuações por região ou mais abrangente, em fim, você define seu rumo e como quer atuar.

Quanto ganha em média um Caminhoneiro

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo site de empregos Indeed e divulgada em junho deste ano, o salário médio mensal do caminhoneiro brasileiro varia em torno de R$ 1.793,68 a R$ 1.952,77, porém pode aumentar bastante de acordo com a empresa contratante, tipo de carga, local em que você exerce sua função e a distância percorrida em cada viagem.

As possibilidades são muitas e o salário de um caminhoneiro experiente e que faz trajetos maiores, pode chegar a mais de R$ 7.000.

Quanto ganha em média um Motorista de Aplicativo (Uber)

Como na proposta anterior, para ser motorista de aplicativo como Uber no Brasil, em primeiro lugar deve gostar de dirigir e de lidar com pessoas. 

O site de empregos Indeed também aponta uma pesquisa salarial para motorista de aplicativo (Uber) em nosso país, cujos ganhos podem varia de R$ 800 a R$ 4.700 e em média um salário dessa modalidade de trabalho gira em torno de R$ 2.370.

Imaginem também, que um motorista de aplicativo pode aumentar seu leque de oportunidades, efetuando trajetos maiores, como interestaduais, passeios turísticos, trabalhos de entrega de produtos para distribuidoras, transportes diversos de passageiro(s), dentre outros e desta forma, os ganhos podem ser bem maiores.

Respondendo a pergunta inicial de quem ganha mais um caminhoneiro ou motorista de Uber, dependerá bastante de muitos fatores, ou seja, em alguns casos um motorista de Uber que tem uma rede grande de clientes fixos e que se desdobra entre trajetos interestaduais e ainda passeios turísticos, podendo efetuar pacotes etc, poderá ganha mais que um caminhoneiro, mesmo experiente.

Por outro lado, um caminhoneiro experiente que, durante muitos anos se especializou em vários tipos de cargas para transporte, que faz trajetos maiores por todo o Brasil, também poderá ganhar mais que um motorista de Uber experiente.

Logo não existe uma resposta definitiva para modalidades apresentadas, dependerá muito do que você escolher, de como irá se especializar e de como irá trabalhar!

O mais importante é escolher sempre aquilo que ama de verdade, pois assim, todas as dificuldades serão superadas com facilidade e você será feliz em fazer aquilo que mais gosta!

Redação – Brasil do Trecho / Com informações CNT e  Indeed Brasil