Quanto deverá ser o reajuste do salário do caminhoneiro em 2022?

Fique por dentro do possível reajuste salário dos caminhoneiros em 2022

Quanto deverá ser o reajuste do salário do caminhoneiro em 2022
Foto: Reprodução / Internet

Assunto muito importante para a categoria

O ano de 2022 já está chegando em sua metade mais uma pergunta que não quer calar ainda rodeia o imaginário dos caminhoneiros, qual será o valor do reajuste salarial da categoria?

Uma grande parte dos profissionais das estradas é formada por caminhoneiros autônomos que dependem do valor do frete para se manterem, mas que também prestam serviços a empresas em forma de contrato.

Outras são de caminhoneiros que decidiram ser respaldados pela CLT(Consolidação das Leis do Trabalho) e trabalham para alguma empresa como transportadora.

O valor em média ganho por esses profissionais gira em torno de R$ 1.500,00 podendo variar e chegar até mais de R$ 3.000,00 para profissionais com vasta experiência e dependendo do local e distância de tráfego a serem realizados em sua rotina.

Foi decretado de acordo com o dissídio do sindicato da classe, convenção coletiva e acordo que todos os profissionais registrados com CBO(Classificação brasileira de ocupação)782505 terão 9.10%  de reajuste seguindo o INPC(Índice de preços no consumidor) que observa tendências de inflação.

Vale ressaltar que nem sempre o valor do salário dos caminhoneiros podem ser estipulados conforme acordos e convenções. Também poderá seguir como base o salário mínimo e o piso salarial mínimo regional quando existir na localidade.

Redação – Brasil do Trecho