PRF flagra carreta com mais de 20 toneladas de excesso de peso e retém veículo

PRF flagra carreta com mais de 20 toneladas de excesso de peso é retém veículo
Foto: Reprodução / PRF

O caminhão estava transportando 71,3 toneladas de milho

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) apreendeu um veículo que estava carregado de milho na BR-242 em Serra Talhada, sertão pernambucano. O caminhão que possuía no total 71,3 toneladas de milho estava com 22,8 toneladas acima do permitido por lei.

A PRF estava em fiscalização na via na última sexta-feira(24) quando realizou a abordagem da carreta que havia saído de Luís Eduardo Magalhães, município baiano, e estava indo em direção a Recife.

Os profissionais fizeram a fiscalização de praxe solicitando os documentos do motorista, veículo e carga. Foi apresentada uma nota fiscal que não era compatível com volume do que estava sendo carregado.

O veículo foi vistoriado e uma segunda nota fiscal foi encontrada com dados da carga em excesso. Além do peso a mais na carga, também foi constatado excesso de 5,3 toneladas na capacidade máxima de tração do veículo.

O caminhão foi enviado para o pátio para realização do transbordo da carga excedente, prática comum nesse tipo de procedimento.

Vale ressaltar que o excesso de peso por eixo ou na carga total pode prejudicar veementemente a capacidade do sistema de freios e reduzir a vida útil do asfalto.

Redação – Brasil do Trecho