Pode ou não pode: É permitido viajar com a família no caminhão?

Foto: Reprodução da internet

Situação muito comum que é o caminhoneiro viajar com sua família pelas estradas.

Mas pode viajar com crianças na cabine?

É realmente uma situação comum desejar ter a família viajando junto com o caminhoneiro pelas estradas em nosso Brasil a fora.

Eles costumam querer levar sua esposa, filhos e até animais domésticos. Qual caminhoneiro que é pai que não quer passar essa emoção para sua família, para seus filhos, não é verdade!

Mas e a nossa legislação? Ela permite que crianças possam permanecer na cabine?

Veja o que o inspetor da PRF – Polícia Rodoviária Federal, Flávio Cartucci, comenta nesse vídeo e o que dizem as Leis brasileiras, dentre outras dicas importantes.

Flavio inicia dizendo que o Código de Trânsito, em seu artigo 100, diz que a capacidade de lotação do veículo será delimitada pelo fabricante. Então, quando o engenheiro projeta esse veículo, ele afirma que esse equipamento tem condições para transportar com segurança duas pessoas, confortavelmente sentadas em seus bancos com o cinto de segurança.

A cama deve ser utilizada quando o veículo estiver totalmente parado. Em movimento os ocupantes devem estar sentados em suas poltronas com o cinto de segurança.

Na maioria dos caminhões, a capacidade máxima de lotação são de duas pessoas. Os motoristas que transportam mais de duas pessoas em suas cabines, como esposa e filhos, estará infringindo a Lei de trânsito por lotação excedente.

Ele poderá ser multado e os passageiros deverão ser transferidos para outro veículo compatível.

É compreensível que o caminhoneiro, principalmente o autônomo, que passa vários dias longe de sua família, queira transportá-la nas viagens, mas ele jamais deve expor seus entes queridos ao risco de algum acidente.

Flavio alega que já atendeu acidentes envolvendo crianças em que em uma colisão frontal elas foram projetadas pelo para-brisa e o caminhoneiro perdeu ali seu filho, seu bem mais precioso, por conta desse desejo de associar o convívio familiar com seu trabalho, mas seu local de trabalho não possui espaço seguro para crianças.

Ele finaliza dizendo que é preciso programar essa situação, prevendo um tempo para passar junto à sua família, em casa.

Dirija com cuidado, de forma prudente e responsável!

Confira o vídeo!

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho