PRF

Pode colocar insulfime e adesivos no caminhão? PRF explica.

Existem Leis que determinam se pode ou não colocar insulfilm e adesivos no caminhão, mas muitos motoristas desconhecem.

Inspetor da PRF explica o tema e se pode ou não pode

Uma situação muito comum entre os motoristas de veículos do Brasil é a instalação de insulfilms e adesivos nos vidros, mas será que essa prática é permitida?

As películas que escurecem os vidros são um dos acessórios mais comuns entre os motoristas que acreditam que isso faz aumentar a sensação de segurança, pois as mais modernas impedem a visibilidade de fora para dentro, porém de dentro para fora são bem eficientes.

Além da segurança, as películas oferecem maior conforto aos passageiros, pois impedem ou diminuem a intensidade da luz solar e raios UV e desta forma diminuem os riscos de doenças de pele. Elas também aumentam a eficiência do ar-condicionado e em casos de acidentes, evitam que os vidros estilhacem com maior facilidade.

Já os adesivos são práticas meramente decorativas, onde os motoristas muitas vezes expressam seus desejos e crenças, como religiões, times, mensagens e temas diversos em geral, mas que deixam os veículos, seus instrumentos de trabalho ou lazer, mais próximos de seus ideais, suas famílias e amigos.

Porém o que diz a legislação sobre o assunto? 

O inspetor da PRF – Polícia Rodoviária Federal, Flávio Catarucci, explica e ainda orienta o que pode e o que não pode ser feito, dentro do que a Lei permite ou não, dentro do que está estabelecido no CTB – Código de Trânsito Brasileiro.

O inspetor também comenta sobre a importância de seguir as recomendações sobre aplicação de insulfilm, para que se tenha uma melhor segurança no trânsito.

Continua após o anuncio

A Lei 254 de 2007 é que estabelece as condições permitidas para uso de insulfilms. 

Ele inicia dizendo que existe uma resolução do Contran que trata sobre painéis decorativos e via de regra na frente do caminhão não podem ser utilizados.

Quanto a transparência mínima ou transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo. 

Os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, ficam excluídos dos limites acima fixados, mas a transparência não poderá ser inferior a 28% para esses vidros.

Os motoristas devem buscar sempre oficinas especializadas e que obrigatoriamente tem que colocar a chancela informando a tolerância empregada.

Mesmo que o motorista coloque insulfilms e estejam dentro da tolerância, mas não tem as chancelas nos vidros, este poderá ser autuado.

Lembra também que visibilidade é essencial para a prevenção de acidentes e que se o caminhoneiro pegar uma rodovia com a visibilidade dificultada pelo clima, será ainda mais prejudicada com o uso da película nos vidros.

O insulfilm G5, dentre outros, é muito solicitado por escurecer bastante os vidros e ele tem sido muito requisitado, especialmente para carros “tunados”, porém tome muito cuidado, pois o escurecimento desta película supera os limites da lei, sendo assim não é permitido o uso desse tipo de insulfilm.

O uso do insulfil acima do permitido por lei será considerado multa grave, no valor de R$ 195,23 recebendo também cinco pontos em sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Existe também a possibilidade do veículo ser retido em casos de flagrantes. O uso de películas espelhadas é proibido. 

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 22 de junho de 2022 15:33

Compartilhar
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Após o anúncio feito pelo governador do RJ referente à redução da alíquota do Icms, Procon fiscaliza postos de combustíveis

Ao comprovarmos os cálculos das reduções que deveriam ocorrer dos preços dos combustíveis, percebemos irregularidades

9 minutos atrás

Quadrilhas especializadas em roubo de cargas agora passam a mirar os caminhões para venda no mercado paralelo

Os criminosos encontram vantagens em várias situações e agora também miram os caminhões para revenderem…

19 minutos atrás

Caminhoneiro em fúria destrói casa de namorada com seu caminhão

Esse caso aconteceu na Escócia em 2021 e demonstra o quanto um motorista pode ser…

27 minutos atrás

Caminhoneiro desabafa “Não precisamos de Mil reais, precisamos é de um frete mais justo”

Ele desabafa e dá seu depoimento sobre o que está acontecendo. Ele comenta que não…

51 minutos atrás

Motorista desvia de carros para evitar acidente e sua criança perde a vida após caminhão tombar

O acidente ocorreu nesta segunda (4), na BR-153 e o caminhoneiro era o pai da…

58 minutos atrás

PRF flagra homem dormindo em cavalo na BR-163

O homem estava com sinais de embriaguez durante a abordagem dos agentes.

3 horas atrás