Pneu gastando por dentro, veja qual é o principal motivo.

Foto: Reprodução de video

Apesar de não ser uma novidade esse problema tem solução.

Esse problema é mais comum na linha flex, pois a linha diesel é bem mais alinhada em relação a geometria

Vídeo mostra que o problema de gasto dos pneus internamente ou externamente pode ser resolvido!

O carro pode até ser novo, com apenas 20.000 km e os pneus começam a se desgastar nas bordas internas, mas porque isso ocorre?

Basicamente existem alguns fatores que podem levar a isso, como a inclinação da roda, tendo maior contato na parte interna por exemplo e consequentemente, terá maior desgaste, mesmo os pneus sendo novos.

Quem nunca levou seu automóvel para fazer o alinhamento e após alguns minutos o técnico diz que tem que fazer cambagem

Uma situação muito comum quando se vai verificar algum problema de alinhamento ou balanceamento em seu veículo e logo após alguns minutos, o técnico te chama e então diz que será necessário fazer cambagem?

O que você acha? Isso realmente é necessário ou ele está querendo pegar mais uma graninha sua?

A resposta depende, pois de acordo com o assessor técnico da Fiat Chrysler Automóveis – FCA, Ricardo Dilser, nos carros atuais a regulagem da cambagem é mais difícil de ocorrer, porém se acontecer pode ser algum problema maior, como bandeja empenada ou algum outro componente como, pivô, buchas etc e sendo assim, seria necessário efetuar algumas trocas de peças.

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Mas então como é possível saber se é necessário efetuar a cambagem

Antes de saber o como, é preciso saber o que é a cambagem das rodas!

Cambagem é uma medida que se refere à perpendicularidade da roda em relação ao solo e quando as rodas estão com ângulos de inclinação com 90º em relação ao piso, não é necessário efetuar o ajuste do camber.

Porém se ocorrer o contrário acima, com deformidades dos pneus de forma positiva – quando a roda está inclinada para dentro do para-lamas e a negativa – quando a roda está inclinada para fora do para-lamas, então, nesses dois casos é preciso sim levar seu automóvel a uma oficina especializada para conferir a regulagem ou a cambagem das rodas em uma inclinação correta, evitando assim as deformações dos pneus.

Importante: alguns veículos não permitem efetuar cambagem

Existem veículos que não permitem cambagens. Os veículos da Volkswagen produzidos no Brasil, por exemplo, segundo a própria VW, o único ajuste disponível na operação de alinhamento de direção é a convergência. 

Contudo,  pequenos ajustes no ângulo de cambagem do eixo dianteiro, há a possibilidade de deslocar o quadro auxiliar no sentido transversal.

Mas são serviços muito específicos e complexos e a recomendação sempre é levar em uma oficina autorizada da marca.

Já a Renault do Brasil, afirma que nenhum de seus modelos permite esse tipo de serviço.

É importante também saber que se a suspensão estiver fora dos ângulos máximos possíveis determinados pelo fabricante do veículo é porque tem algum componente com defeito na suspensão, no amortecedor etc.

Logo, um simples ajuste não vai resolver o problema, será preciso a substituição de alguma peça.

Não permita que resolvam o desajuste na marretada ou no macaco hidráulico em veículos não projetados para cambagem. Corrigir o defeito e não a causa pode provocar outros problemas, como o desgaste acentuado do rolamento da roda.

Redação – Brasil do Trecho