Pedágio, sou obrigado a pagar apenas com dinheiro?

Pedágio, sou obrigado a pagar apenas com dinheiro
Foto: Reprodução / Internet

Entenda melhor sobre a situação para saber como agir caso aconteça algum imprevisto

Uma obrigação que faz parte do dia a dia dos motoristas de carga é o pagamento de pedágio cobrado em diversas rodovias do Brasil.

Hoje o mundo já não é o mesmo, a facilidade através da tecnologia domina a maioria das empresas e comércios de todo o planeta. Para pagamento temos além da forma de dinheiro, outras como cartões de débito e crédito, transferências bancárias e a mais atual o pix, pagamento instantâneo digital.

Infelizmente as concessionárias do Brasil que fazem a cobrança de pedágio não se adaptam às transformações do mercado financeiro e ainda usam apenas o dinheiro em espécie como forma de pagamento.

Essa atitude dificulta e muito a vida dos caminhoneiros. Nem sempre um profissional vai ter em mãos o dinheiro do pedágio completo ou ao menos um centavo. 

Até pela própria segurança do motorista é viável não viajar com dinheiro em mãos. Tendo cartão de crédito e débito e até pago pelo pix, a sensação de segurança é aumentada para os profissionais das estradas, algo que não é avaliado pelas praças de pedágio.

Em alguns estados já é possível passar cartão de crédito e débito como forma de pagamento da cobrança. Um projeto de lei de 2020 que tramita no congresso nacional até hoje pode acabar com essa injustiça. A PL N°4643/20 pode obrigar que todos os pedágios das rodovias do Brasil aceitem como forma de pagamento cartões, tirando a obrigatoriedade da tarifa ser paga com apenas dinheiro.

Redação – Brasil do Trecho