Na Argentina a greve dos caminhoneiros chega ao 8º dia

O presidente da Associação dos Transportadores de Carga de Tucumán, Eduardo Reynoso, afirma que a greve é por prazo indeterminado, alarmando as autoridades.

greve dos caminhoneiros argetina
Foto:(AFP/AFP)

A falta de combustível afeta diretamente os caminhoneiros argentinos e greve permanece.

No interior da Argentina caminhoneiros fazem paralização

O presidente da Associação dos Transportadores de Carga de Tucumán, Eduardo Reynoso, afirma que a greve é por prazo indeterminado, alarmando as autoridades.

O foco da greve atinge o interior da Argentina, cujo início ocorreu na quarta passada (22). A categoria bloqueou estradas para protestar contra o aumento do preço do diesel que afeta o mundo inteiro, como também as sobretaxas e a escassez do combustível no país.

Os caminhoneiros solicitando também a equalização do preço do diesel do interior do país em relação aos preços da capital e essa situação esta sendo conhecida como “falta de federalismo”.

Nesta mesma quarta, em que teve início a greve, o ministro da Segurança de Buenos Aires, Sergio Berni, esteve no local em que os motoristas bloqueavam a rodovia, nas proximidades com a capital.

A ideia de sua presença era de tentar negociar o desbloqueio da rodovia, porém houve uma grande discussão entre os organizadores da greve e ele não teve sucesso.

Como consequência desta paralisação, a economia já dá sinais de problemas, paralisando a indústria açucareira, dentre outras, podendo agora faltar alimentos e produtos em geral para as indústrias.

Dos vinte e quatro municípios, vinte e um estão sofrendo problemas de abastecimento de diesel, conforme dados divulgados pela Fadeeac – Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte de Cargas.

O problema se agravou devido à falta de uma resposta firme dos Ministérios do Trabalho, dos Transportes e da Secretaria de Energia, em relação ao custo do frete impactado pela alta do diesel.

Resta acompanharmos como se dará a solução para o problema argentino, que sofre com as altas do combustível como em vários outros países do mundo.

https://youtu.be/g19mCU_PFzg

Redação – Brasil do Trecho / Com informações do R7