Entenda porque ninguém mais quer ser caminhoneiro na Alemanha 

Entenda porque ninguém mais quer ser caminhoneiro na Alemanha 
Foto: Hans Blossey / blickwinkel / picture alliance / dpa

Alemanha sofre crise com escassez de caminhoneiros

Uma grande crise enfrenta o mercado mundial de transportes, entre os problemas predominantes estão a falta de diesel e escassez de caminhoneiros, profissionais que não querem mais seguir no ramo e abandonaram a carreira.

Hoje vemos motoristas com 15, 20, 30 anos de experiência deixando a profissão de lado e seguindo novos rumos em sua vida profissional, até mesmo se reinventando em áreas totalmente diferentes das estradas.

Essa situação desencadeou uma crise na mão de obra caminhoneira que atinge veemente a Europa, em especial a Alemanha e países vizinhos. 

A falta de motorista já está gerando tensão em relação ao transporte coletivo de passageiros e a distribuição de suprimentos ao país que não consegue estabilidade na mão de obra caminhoneira.

Já é possível ver cadeias de suprimentos sendo afetadas e contêineres parados por falta de profissionais que não desejam mais trabalhar com as condições  impostas pelo governo e empresas locais.

Até melhores condições para trabalhadores de outros países estão sendo ofertadas para não prejudicar o abastecimento interno, mas não está surtindo o efeito desejado.

Você caminhoneiro brasileiro, teria coragem de se aventurar na Alemanha como motorista?

Redação – Brasil do Trecho