Diesel X Lucro: A conta que não fecha

Diesel X Lucro: A conta que não fecha
Foto: Reprodução / Internet

Somando um aumento de 56,09% apena para o ano de 2022

Nos últimos meses foram registrados inúmeros aumentos do óleo diesel, atitude que impacta diretamente na vida dos caminhoneiros que tem o combustível como uma das principais despesas para conseguirem trabalhar.

A situação não é nada boa e os novos reajustes não geram nem mais surpresa já que parece cotidiano um novo aumento feito pela Petrobras no valor do diesel.

Apenas neste ano o combustível foi reajustado cinco vezes, somando um percentual de 56,09%. Valor um pouco abaixo se comparado ao mesmo período do ano passado que apenas no primeiro semestre foram registrados 13 aumentos de diesel.

O que mais impactou na vida do caminhoneiro foram duas coisas  que até deixam de lado o problema de aumentos consecutivos:

  • Grandes percentuais dos reajustes;
  • Defasagem no valor do frete.

Para bancar todas as suas despesas, o caminhoneiro necessita de um valor de frete justo com a viagem que vai fazer. Infelizmente, mesmo com os reajustes do diesel, a tabela de frete não teve um aumento proporcional ao combustível. 

Muitas vezes o valor do combustível aumentava e o frete permanecia igual ou com mínima mudança. Só havia realmente uma diferença no valor quando a variação do diesel chegava a uma porcentagem que por lei se faz necessário mudar o tabelamento de valor de frete mínimo. 

Os aumentos do diesel só renderam prejuízo para a classe que está desembolsando mais com combustível ganhando menos com o lucro, isso quando tem.

Veja os últimos aumentos do diesel e sua variação na tabela abaixo

Fonte: SETCEMG

Redação – Brasil do trecho