Vale a pena fazer entregas para o mercado livre? saiba os detalhes.

Foto: Reprodução da Internet

O “Mercado Livre”, uma das principais marcas do mercado de vendas online, realiza inúmeras entregas diariamente por todo o Brasil. Originária da Argentina, com sede em Buenos Aires e incorporada nos Estados Unidos, a empresa opera marketplaces online.

Fundado em agosto de 1999 na Argentina, o Mercado Livre emprega mais de 30.000 colaboradores e registrou um faturamento de 7,07 bilhões de dólares em 2021. Seus fundadores são Stelleo Passo Tolda, Marcos Galperin e Hernán J. Kazah, sendo Stelleo Passos Tolda o CEO atual.

Agora, voltando ao cerne da questão, o Mercado Livre gera uma demanda constante de entregas em todo o país, despertando o interesse de muitos em participar desse processo, incluindo os entregadores. Você pode conferir mais sobre isso neste vídeo: [link do vídeo].

No entanto, surge a pergunta: vale a pena realizar entregas para o Mercado Livre?

O vídeo abrange todo o processo, desde o momento da contratação até a conclusão das entregas. Já no primeiro dia, ao contabilizar os gastos, especialmente com combustível, é possível ter uma ideia preliminar sobre a viabilidade de participar desse ciclo de entregas para essa grande empresa.

O autor do vídeo entra no CDD – Centro de Distribuição do estado ligado ao Mercado Livre, recebe um lanche e carrega o veículo com os produtos a serem entregues.

A primeira etapa para otimizar o tempo é organizar os pacotes de acordo com os trajetos. Por exemplo, a cada 20 pacotes, ele faz uma separação, o que auxilia consideravelmente na execução das rotas.

Ele compartilha que as entregas são próximas umas das outras. Após aproximadamente 30 entregas, ele percorreu um pouco mais de 30 quilômetros.

O vídeo fornece orientações sobre o planejamento da rota, explicando como o autor organizou os trajetos de ida e volta. Ele saiu às 08:45h e finalizou todas as entregas até as 15:20h, chegando em casa às 15:30h. O consumo de combustível foi de cerca de ¼ do tanque, e ao término do dia, ele fará o cálculo do combustível consumido.

Ele ressalta que o trabalho é um pouco cansativo, mas viável. O lanche fornecido durante a jornada ajudou a saciar a fome.

Ao final do dia, ele havia percorrido 69,7 km e abastecido o veículo com R$ 46,96. O Mercado Livre lhe pagou 164 reais. Ao deduzir os 46,96 reais do valor recebido, restou um lucro de 117 reais. No entanto, ele lembra que seria apropriado também considerar o desgaste do veículo, embora essa análise seja adiada para outro momento, já que seu foco é demonstrar os ganhos líquidos.

Caso ele trabalhasse de segunda a sexta, realizando entregas por cerca de 20 dias por mês, poderia alcançar uma renda de 2.340 reais mensais. Para alguns, esse valor pode parecer modesto, mas para outros, pode ser uma oportunidade valiosa!

YouTube video