Caminhão

Com a alta do diesel vale a pena ter caminhão elétrico?

audima

A tendência é que os caminhões elétricos no futuro devem substituir os caminhões a diesel.

Vejam algumas dicas e curiosidades importantes sobre os caminhões elétricos

O fato de que o consumo de diesel libera partículas mais poluentes no ar, como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e enxofre, o que tem movimentado há anos a indústria automotiva em descobrir fontes alternativas menos poluentes, a fim de não prejudicar o meio ambiente.

Atualmente, inúmeros modelos elétricos tem sido lançados e anunciados, como as Scanias Eletric Truck Range por exemplo, levando a uma intensa discussão da superação da energia elétrica no mundo todo em substituição ao consumo de diesel.

Com isso o vídeo propõe algumas boas dicas e curiosidades em possuir um veículo elétrico e se é mais vantajoso ou vale mais a pena do que um veículo movido à combustão.

A primeira dica é que os veículos elétricos não dão curto-circuito como muitos acreditam ainda, pois suas placas e circuitos elétricos além de serem muito bem vedados, quando da liberação para fabricação em série, antes foram realizados intensos testes em superfícies molhadas, inclusive submersas.

A segunda dica é que os veículos movidos à eletricidade não são considerados menos potentes que os caminhões movidos a óleo diesel, como também encontraremos modelos distintos mais ou menos potentes no mercado. As limitações ocorrem pela qualidade dos modelos e não pela diferença de combustível.

A terceira dica é que são mais silenciosos os modelos elétricos e bem menos barulhentos que os tradicionais a combustão, pelo fato deles não vibrarem e não produzirem calor e sendo assim os elétricos promovem maior conforto aos condutores.

A quarta dica é que como os veículos elétricos utilizam baterias e tudo nos pesados usam baterias, como as luzes, o ligar e desligar, o ar-condicionado, dentre outros itens, não será apenas a distância que deverá ser levado em conta, como também o que será utilizado durante a viagem.

A quinta dica é que, será que os veículos elétricos valem a pena e substituirão os modelos a diesel? Por enquanto não, nem uma coisa nem outra, pois embora esses veículos movidos a eletricidade demonstrarem uma série de vantagens, até todos os países aceitá-los e torná-los mais acessíveis (pois são bem mais caros) ainda vai demorar muito tempo!

Redação – Brasil do Trecho / Com informações Canal Apaixonados por Estrada

Esta postagem foi publicada em 29 de junho de 2022 13:32

João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Costela assada na turbina do caminhão, será que funciona?

Vídeo irreverente e divertido mostra o caminhoneiro Jonathan Wesley assando uma costela na turbina, isso…

2 horas atrás

Carreta tombou na ladeira conhecida como “lambreta” na Tranzamazônica

Vídeo mostra uma carreta tombada na Transamazônica, no meio da estrada de terra e na…

2 horas atrás

Veja como a Mercedes Benz liderou o mercado do Brasil com caminhões e ônibus

A Mercedes-Benz é muito conhecida no mundo inteiro, principalmente por fabricar carros de luxo. Mas…

3 horas atrás

Quanto custa fazer um motor do caminhão 1620

Ele começa o vídeo falando que cada motor é um caso específico e terá um…

4 horas atrás

A PRF conseguiu recuperar um caminhão roubado por ciclista em Minas Gerais

O caminhão teria sido roubado por um ciclista e a PRF encontrou o veículo na…

5 horas atrás

Que horas será depositado o Pix caminhoneiro?

Muitos caminhoneiros já sabem que amanhã o governo Federal iniciará o depósito do pagamento do…

9 horas atrás