Caminhoneiros protestam em São Paulo com o slogan “Bolsonaro te enganou”

Foto: Fernando Cavalcanti/Divulgação

Caminhoneiros colocaram slogans e mensagens de protestos nas carrocerias de seus caminhões em São Paulo.

As mensagens faziam alusões aos preços dos combustíveis que dispararam e foi o principal motivo durante a campanha anterior do presidente Bolsonaro

Antes de assumir a presidência da República, ainda em campanha eleitoral o então candidato e deputado Federal de 1991 a 2018, pelo Partido Social Liberal – PSL dizia em suas entrevistas que os combustíveis chegaram a um patamar insustentável.

Se aproximadamente quatro anos atrás Bolsonaro já alegava isso, agora então com os aumentos estratosféricos, o que nosso presidente diria?

O litro do diesel está agora custando em média R$7, um verdadeiro absurdo, impactando bastante a economia brasileira, inflacionando produtos e serviços em geral a uma condição muito difícil.

Muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que se adaptarem investindo todos os seus recursos em tentativas de superar as dificuldades que se agravaram com a pandemia do Covid19, porém boa parte da população perdeu quase tudo e tiveram que novamente se reinventar.

Baseados nessas constatações anteriores do presidente Bolsonaro, alguns caminhoneiros protestaram agora em São Paulo, chamando-o de traidor, iniciando nesta quinta (23) um protesto sem volta.

Eles circulavam em três caminhões pela rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, quebrando o “silêncio” da categoria e demonstrando um comportamento de forte insatisfação, passando por terminais de carga e descarga, postos de combustíveis e por paradas para descanso.

A ideia desta proposta seria animar caminhoneiros(as) a expressarem sua frustação e sua indignação em relação ao governo atual. As principais lideranças confirmaram uma insatisfação crescente da categoria, até mesmo daqueles que apoiavam o presidente Bolsonaro.

Tais insatisfações vão desde os aumentos sucessivos dos combustíveis, até aos benefícios que não saíram do papel, mas que foram alvos de campanhas do presidente antes de assumir o poder.

Estamos chegando próximos ao fim de mais um mandato e os caminhoneiros(as) estão em uma situação pior que em 2018 e o que conseguiram até o momento, não ajuda de forma eficaz e eficiente nos custos!

Nos últimos dias estamos percebendo aquilo que tínhamos receio e não acreditávamos que iria ocorrer, ou seja, o preço do diesel ultrapassou o preço da gasolina e do etanol.

O diesel chega a uma absurda marca de R$7 e isso não afeta somente os caminhoneiros e sim toda a população brasileira, com o consequente aumento da inflação que assola todos os brasileiros.

Ótimo para os investidores da Petrobras e para os que vivem das altas taxas de juros Selic, dentre outras e péssimo para a retomada do crescimento da economia e que se encontra estagnada, caminhando com o “freio de mão puxado”.

Foto: Reprodução da internet

A cada dia, o povo perde seu poder de compra e se veem completamente endividados, tendo que realizar trabalhos complementares para garantirem uma renda um pouco maior, atuando muitas vezes, mais de 17 horas ininterruptas, parando apenas para suas necessidades biológicas, a fim de conseguirem dar o básico para seus familiares! Essa é a realidade do brasileiro!

Que esse ato simbólico, sirva para demonstrar que o apoio inicial dado ao presidente Bolsonaro, não garantiu que os benefícios que foram solicitados pelos caminhoneiros lá em 2018 para 2019, fossem atendidos. Mas não foram!

Queremos muito mais empregos e não o aumento de subempregos!

Um sistema de saúde que funcione de verdade!

Muito mais investimentos em Segurança pública e Educação, para que possamos voltar a brincar nas ruas com nossos filhos, passear com eles e velos estudarem, crescerem e serem melhores do que fomos!

Queremos ser autossuficientes, em petróleo e derivados evitando importar diesel, gasolina etc, pois temos condições de produzi-los aqui em nosso país, basta o governo Federal querer investir nas nossas refinarias e não vendê-las!

Queremos um futuro melhor para nossos filhos, com mais esperança e menos medo!

Queremos mais união política e menos diversidades, pois isso atrasa aprovações de leis importantes!

Queremos que haja mais oportunidades para os pobres, acesso às compras de alimentos, acesso às escolas e aos transportes coletivos.

Queremos mais respeito com as mulheres, os idosos e as crianças, proteção com Leis que punam com maior rigor seus infratores.

Queremos que as aposentadorias parem de ser postergadas com tempos cada vez maiores de trabalho para o ingresso desses benefícios e formas mais inteligentes de garantirmos isso!

Queremos que os políticos tenham os mesmos benefícios que um trabalhador CLT e não mais que isso, pois se é um representante do povo, não pode se colocar acima dos direitos desse mesmo povo que os elegeram!

Somos considerados o celeiro do mundo, mas também queremos ser mais sustentáveis, respeitados, investindo mais em tecnologias, em ciência e em cultura!

Queremos uma proteção muito maior das nossas matas, dos nossos índios, das nossas fontes e reservas naturais, das nossas fronteiras!

Queremos uma rede de infraestrutura melhor desde nossas estradas até os pontos de parada para nossos queridos caminhoneiros(as).

Queremos pagar menos impostos! Menos Pis/Cofins, menos IPI, menos ICMS, menos ISS etc etc etc.

Queremos que nossos irmãos(ãs) caminhoneiros(as) sejam atendidos (as) em sua totalidade, pois ano após ano, essa categoria é deixada de lado, apesar de serem eles os responsáveis por fazer toda a economia girar e crescer!

Isso não é um desabafo! É uma reinvindicação de todos os brasileiros para toda a classe política em que iremos votar nas próximas eleições!

Que venha um representante eleito pelo povo, que atenda o povo, pense no povo, que governe para o povo!

Esquecemos alguma coisa, provavelmente sim, pois estamos carentes de muitas soluções, mas em uma coisa todos devem concordar…

Queremos um Brasil para os brasileiros!

Redação – Brasil do Trecho