Bolsonaro declara guerra e vai solicitar CPI da Petrobras nesta segunda

Bolsonaro no Planalto
Foto: REUTERS/Adriano Machado

Será uma manobra do governo às vésperas das eleições ou realidade? Qual o ganho real de abrir uma CPI a essa altura?

Bolsonaro alega declarar guerra à Petrobras?

Neste sábado (18), em Manaus, após um culto, o presidente Jair Bolsonaro declarou “guerra” à Petrobras e o executivo prometeu ainda que o Congresso Nacional irá aprovar uma CPI para investigar os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis.

Mas não seria melhor que o Congresso Nacional por iniciativa do governo Federal aprovasse uma nova política de preços da Petrobras ou uma forma de subsidiar os aumentos para reduzir os impactos desses aumentos aos brasileiros? Não seria mais eficaz para a categoria dos caminhoneiros?

Bolsonaro alega, há poucos meses de novas eleições, que abrirá uma CPI e que declara guerra contra a estatal, quando deveria utilizar os lucros da maior empresa do governo para agir em prol dos brasileiros e uma guerra à essa “altura do campeonato”, trará somente mais despesas inúteis e votações à frente de outras mais importantes.

Garante o presidente que conversou com o líder do governo e com o presidente da Câmara para que abram uma CPI nesta segunda (20). “Vamos para dentro da Petrobras”, declarou e alega que conversou com parlamentares e que terá apoio.

A petroleira anunciou nesta sexta (17) mais um novo reajuste nos preços dos combustíveis e a gasolina sobe nas refinarias tendo um aumento de 5,18% e o diesel 14,26%.

Mas a União mesmo sendo a acionista majoritária, dos 11 conselheiros ela escolhe seis e eles votam a favor de manter a política de preços praticada pela Petrobras.

E se o governo é o maior beneficiário dos lucros da estatal, o presidente da República alega como inadmissíveis os dividendos da petroleira!

É uma alegação que na verdade não conseguimos entender ao certo, dizendo “agora que o papel social está definido e que esse lucro abusivo poderia ser resolvido”, criticou o presidente Bolsonaro.

As ações da Petrobras após o comentário do presidente caíram 6% na Bolsa de Valores, perdendo R$ 28 bilhões em valor de mercado e Bolsonaro ainda alegou que nesta segunda, quando for instalada a CPI “vai perder outros R$ 30 bilhões”.

Se fosse para arriscar baixar o valor de mercado das ações da Petrobras, deveria ser para uma alegação mais cautelosa e benéfica para a população, como a votação de subsídios aos aumentos dos combustíveis, por exemplo!

Seria mais eficaz para resolver o problema atual dos caminhoneiros e uma alegação menos agressiva em relação ao mercado de ações, não é verdade!

E você caminhoneiro, o que acredita?

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho