Governo

Bolsonaro autoriza licitação para o término da obra da Usina Nuclear Angra 3

A energia nuclear dá resultados consideráveis de produção de energia, mas vale o risco?

Será realmente uma solução ou outro problema para o Brasil

Vídeo além de contar a história da energia nuclear no país, comenta também sobre o planejamento do governo Federal em querer finalizar as obras da usina nuclear Angra 3.

O presidente Bolsonaro autorizou seguir com licitações para a finalização das obras da construção da usina Angra 3, restando 35% para terminar.

O Brasil na época fez um acordo com a Alemanha que em troca do pagamento dos serviços da construção de oito usinas nucleares previstas na época, a Alemanha transferiria a tecnologia para o Brasil, mas só foram finalizadas duas até hoje e que atualmente estão em funcionamento.

O Brasil possui enormes reservas de urânio para isso, porém existem os riscos de acidentes e de acúmulo de lixo atômico.

O acordo firmado na década de 70 foi desfeito pela Alemanha, pois desde o acidente da usina de Fukushima no Japão, que a Alemanha decidiu desfazer e fechar todas as suas usinas nucleares e por isso não teve mais interesse em prosseguir com a transferência de tecnologia para nosso país, dentre outros fatores como riscos de acidentes e tratamento de lixo nuclear e desta forma, o Brasil teve que seguir sozinho. Atualmente já possuímos o conhecimento necessário.

Com isso prosseguiram as construções das usinas Angra I e II e quer agora, pelo atual governo, concluir as obras da usina de Angra III.

Apesar de o Brasil possuir um relevo próprio, onde predomina a produção de energia hidráulica, as nossas famosas hidrelétricas, entende-se que no futuro esse recurso poderá acabar ou se tornar escasso.

Se o governo Federal diz que o petróleo é um produto que prejudica o meio ambiente e desfaz da Petrobras e de seus lucros, pretendendo inclusive vendê-la, porque então pretende investir no término da obra da usina Angra 3 considerado um tipo de energia muito mais conflitante no contexto socioambiental?

Dos sete bilhões e meio de reais previstos inicialmente para terminar Angra 3, agora a previsão é de o dobro, ou seja, 15 bilhões de reais para a conclusão das obras e funcionamento. Quem está cuidando disso é a Eletronuclear.

A história conta que a Eletrobras Eletronuclear foi criada em 1997 com a finalidade de operar para construir usinas termonucleares no Brasil. Senso uma subsidiária da Eletrobras ela é uma empresa de economia mista e responde pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no país.

A localização das usinas em Angra é estratégica, pois fica perto dos principais pontos consumidores, que são Rio de Janeiro e São Paulo.

Fica então aqui a pergunta se ela será a solução para o sistema energético do país ou será mais um problema para ser tratado por questões socioambientais?

Assista o vídeo e deixe aqui sua opinião sobre esse assunto!

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 8 de junho de 2022 13:54

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Caminhoneiro resgata cachorro abandonado e amarrado em uma rodovia

O pequeno cão foi amarrado com corda a um poste Um vídeo emocionante está abalando…

2 horas atrás

Esposa dar de presente um Caminhão a Sorocaba avaliado em R$ 800 mil para fazer um motorhome

Cantor Sorocaba ganha caminhão da esposa, veja quem mais é apaixonado pelas quatro rodas O…

2 horas atrás

Conheça as maiores máquinas de transporte do planeta

A humanidade sempre tenta superar cada vez mais Quando se fala em grandes potências que…

2 horas atrás

Vídeo mostra escavações sendo realizadas de forma inacreditável

Difícil de acreditar quando percebemos algumas situações de escavações sendo feitas de forma negligente, com…

19 horas atrás

Caminhoneiro faz piada e acaba sendo morto

Após uma brincadeira do caminhoneiro, o eletricista tomou uma atitude errada e completamente equivocada

19 horas atrás

Caminhoneiro na Argentina manda recado para o Presidente Bolsonaro

Caminhoneiro argentino grava um depoimento e envia recado para Bolsonaro e para os Brasileiros, para…

19 horas atrás