Categorias: Sem categoria

Veja o que aconteceu com a Gurgel

Anos 60 época boa de muita música maravilhosa, mas também é a época em que João Gurgel fundava a Gurgel Motores.

O sonho dele era criar um veículo 100% nacional, acessível ao brasileiro e feito para as nossas estradas

Anos 60 uma época chamada de “Anos Rebeldes”, com músicas incríveis que transformavam pequenos eventos em verdadeiras festas. 

Também foi um período em que o Brasil foi marcado pela falta de democracia, tendo muitas revoluções e que deixaram lições importantes para a nossa história. A ditadura militar foi instaurada no ano de 1964, marcado pela repressão, censura e violência.

No mundo ocorreram acontecimentos históricos importantes e movimentos sociais. Em 1961 verificamos a construção do Muro de Berlim. Em 1962 a crise dos mísseis cubanos, sendo o momento mais tenso da Guerra Fria entre EUA e União Soviética.

Foi um período marcado também por grandes transformações. A indústria brasileira vivia uma época de forte crescimento. Nos anos 60 João Gurgel fundava a Gurgel Motores, tendo o sonho de ter um veículo 100% brasileiro, acessível ao povo, feito para nossas estradas.

Em 1969 com seis funcionários, fabricando 4 carros por mês um engenheiro mecânico chamado João Conrado Gurgel, criava uma montadora de carros genuinamente brasileira.

Com um modelo robusto e barato, muito similar ao que Ford faria nos EUA – Estados Unidos da América, Gurgel queria atingir as classes mais baixas, a fim de que todos pudessem comprar um carro zero.

Gurgel lançou mais de 20 modelos de veículos, todos nacionais, inclusive uma versão elétrica e outra com motor 100% brasileiro.

Continua após o anuncio

Seus carros eram considerados bons, especialmente para uma montadora com pouco tempo de mercado. Seus veículos eram simples e simpáticos. O design não era lá o seu forte, mas assim como as grandes empresas começaram, era só o início de uma trajetória de muita luta de um brasileiro contra grandes multinacionais.

Contudo em 1990 a Gurgel decretou falência e o registro da marca foi vendido em 2004 para o empresario Paulo Emílio Freire por apenas 850 reais, ao contrário do que aconteceu com a Ford.

Ao contrário do que aconteceu nos EUA a Gurgel não se tornou um símbolo nacional por aqui, mas em 2020 um designer fez uma releitura de um dos modelos mais vendidos da marca, o Gurgel BR-800.

O resultado foi um SUV lindo demais, muito parecido com as marcas que fazem sucesso hoje em dia, mostrando o que a Gurgel poderia ter se tornado se não tivessem tirado ela do mercado.

Assista ao vídeo de como ela surgiu e faliu!

É simplesmente intigrante!

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 17 de maio de 2022 12:29

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Caminhoneiro alerta motoristas sobre distância de segurança entre os carros

A diva é muito importante durante períodos chuvosos O caminhoneiro do canal do YouTube diário…

7 horas atrás

Caminhoneiro com caminhão quebrado ganha surpresa inimaginável

Caminhoneiro é surpreendido por caminhonete na estrada Um vídeo muito emocionante divulgado pelo canal do…

8 horas atrás

Caminhoneiro irritado joga mercadoria no chão após manobra

Praticamente toda carga caiu após manobra realizada pelo motorista Que os ânimos dos caminhoneiros estão…

8 horas atrás

Nova bomba entre Neni e a Pakita surge nas redes sociais

O influenciador e caminhoneiro rasgou o verbo na nova polêmica A polêmica girou após o…

1 dia atrás

PRF desmonta pneu para  encontrar 200 kg de droga no interior

Caminhoneiro que transportava 200 kg de droga dentro de pneu acaba preso A Polícia Rodoviária…

1 dia atrás

Caminhoneiro leva multa por excesso no eixo a apenas 10 quilômetros do destino da carga

O caminhoneiro havia viajado cerca de mil quilômetros Um caminhoneiro não teve muita sorte enquanto…

1 dia atrás