Transportadoras sentem o peso de caminhões caros e fretes baixos

Transportadoras sentem o peso de caminhões caros e fretes baixos
Foto: Nilson caminhões

Com caminhões chegando a marca de R$ 1 milhão reais e frete defasados

As transportadoras já começaram a sentir no bolso as mudanças no mercado econômico que influenciam diretamente em suas gestões de transporte.

Para um novo recomeço após o isolamento da pandemia, alguns empresários estão renovando suas frotas, mas a situação não é nada favorável, os valores dos caminhões zero km nunca foram tão caros como hoje e faz proprietários de transportadoras pensarem duas vezes se vale a pena optar pela renovação de frota nesse momento. 

Além do alto valor pago nos veículos, vem um pensamento que terá que arcar quase que diariamente com o valor do combustível, no caso o diesel, que está nas alturas com preço exorbitante.

Outros gastos se intensificam quando se pensa em despesas, já que é necessário a compra de insumos para o transporte e se manter com as obrigações em dia em relação aos funcionários com pagamentos de salários, benefícios e todos os seus direitos perante a lei.

Para compensar as despesas seria necessário um lucro a altura que atualmente não está sendo obtido com os fretes, pelo contrário, as viagens não estão dando o retorno viável gerando muitas vezes prejuízo.

Pode se dizer que todo o perrengue enfrentado pelas empresas e as dificuldades instauradas no momento irão gerar prejuízos para o empregador, mas não deixará de atingir a sua operação, os caminhoneiros.

Redação – Brasil do Trecho