Caminhoneiro

Quatro anos de uma das greve mais significativas da categoria caminhoneira

Veja o que a categoria teve benefícios ao longo desse tempo

Há 4 anos atrás estávamos vivendo uma das maiores greves da categoria caminhoneira. O movimento parou o país e deixou incertezas no povo brasileiro.

O ano de 2018 já estava sendo marcado por um caos no cenário político brasileiro. O então presidente da época, Michel Temer, governava o país após o impeachment(2016) da ex-presidente Dilma Rousseff.

O Brasil estava querendo uma renovação no sistema de governo e de quem iria assumir a presidência do país. Pegando carona nessa transformação, os caminhoneiros decidiram se unir  e lutar pela categoria.

Uma das principais reivindicações da classe foram os preços altos dos combustíveis, cobranças de pedágio e isenção/redução dos impostos PIS/Cofins.

Paralisações foram feitas em vários pontos do país, bloqueando rodovias em 24 estados e o Distrito Federal. Prateleiras de mercados, comércios e drogarias já estavam ficando vazias. Postos de gasolina já estavam com escassez de combustível e filas quilométricas para abastecerem. O caos foi tão grande que provas e aulas foram suspensas, frotas de ônibus reduzidas e voos cancelados. 

Algumas cidades estavam decretando estado de calamidade pública e outras estado de emergência, comprovando que os caminhoneiros UNIDOS dominam o país.

O movimento mobilizou todo o país, inclusive artistas como Roberto Carlos e Xuxa Meneghel se manifestaram a favor das paralisações.

A greve teve término no dia primeiro de junho de 2018 onde os caminhoneiros conseguiram abaixar o valor do diesel na época, tabela de piso mínimo para o valor do frete além de redução de impostos.

Infelizmente alguns estabelecimentos usaram da paralisação se aproveitando das pessoas vendendo o que mais estava escasso no período por preços exorbitantes, a exemplo disso, postos de combustíveis vendiam gasolina e diesel a valores quase que 50% acima do que deveriam.

Essa foi a última greve de alguma relevância e resposta para a classe. Os últimos movimentos não renderam união e muito menos resposta para a categoria.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 23 de maio de 2022 07:30

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Vídeo mostra escavações sendo realizadas de forma inacreditável

Difícil de acreditar quando percebemos algumas situações de escavações sendo feitas de forma negligente, com…

20 minutos atrás

Caminhoneiro faz piada e acaba sendo morto

Após uma brincadeira do caminhoneiro, o eletricista tomou uma atitude errada e completamente equivocada

30 minutos atrás

Caminhoneiro na Argentina manda recado para o Presidente Bolsonaro

Caminhoneiro argentino grava um depoimento e envia recado para Bolsonaro e para os Brasileiros, para…

36 minutos atrás

Como foi feito o comercial da Volvo com o ator Jean-Claude Van Damme

Esse incrível comercial da Volvo que gerou uma série de vários outros, teve inicialmente o…

45 minutos atrás

Raízen personaliza caminhão Volvo FMX com grafismo e as cores LGBTia+

A pretensão da Raízen, que é uma empresa integrada de energia e referência em biocombustíveis,…

1 hora atrás

Caminhoneiro entra dentro de enchente e o pior acontece

Caminhão provocou uma forte onda de água.

8 horas atrás