Mudança na política da Petrobras reduziria até 15% do preço dos combustíveis

Foto: ANDRE COELHO/EPA para BBC

Ministério de Minas e Energia sugere mudanças na forma como a Petrobrás calcula o preço do petróleo

Estudos mostram que com a mudança os preços dos combustíveis poderiam diminuir 15%

Ministério das Minas e Energia propõe mudanças no cálculo do preço do petróleo que vai para as refinarias brasileiras, podendo causar uma redução de até 15%, segundo estudos preliminares.

Fontes da Petrobras alegam que a mudança sugerida não vingará, pois seria uma equivalência a partir de determinado momento, não vender com base no dólar e sim com base nos preços internos, o que mataria a competitividade, se tornando inviável.

Um dos grandes problemas da Política de preços praticada pela Petrobras é que ela pratica internamente os preços ditados por um cartel internacional – OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), mesmo o petróleo sendo produzido aqui no Brasil.

Assim, a Petrobras adiciona à esse preço, fictícios custos de importação, ou seja, ela adiciona frete, armazenamento, movimentação, ou seja, serviços associados ao seu preço e até mesmo uma inacreditável taxa de risco é adicionada ao preço final, mas que na verdade não existem!

Tudo isso visa viabilizar importadores independentes que não deveriam existir, ou seja, a própria Petrobras deveria importar o pouco petróleo ou o pouco refinado que ela não é capaz de produzir diariamente, diminuindo seus custos, fornecendo ao mercado interno.

Ao olhar dos especialistas tudo isso seria possível, caso houvesse vontade política principalmente.

Outros acreditam que essa proposta não passa de uma tentativa de alavancar votos, uma vez que as eleições presidenciais estão se aproximando.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho