Fazendeiro pega motorista retirando milho em sua fazenda e grava toda a situação

Foto: Reprodução de video

Muitos podem achar que não é certo roubar outras tantos podem acreditar com veemência que ele só queria levar um pouco de alimento para sua família.

Mas será considerado roubo pegar dez espigas de milho em uma vasta plantação?

O que diria o fazendeiro se ele estivesse em uma situação bem difícil em que sua família estivesse passando fome?

O que diria uma pessoa que tenta pegar algumas espigas de milho de um fazendeiro para alimentar sua família?

São duas situações que merecem atenção e cuidado pois não se deve pegar nada de ninguém sem autorização, mas também existe o lado de uma pessoa de bem, o trabalhador que sustenta sua família com dificuldade e que cometeu um pequeno erro.

Não podemos generalizar que todos os cidadãos de um determinado local cometerão também o mesmo erro e por isso exista impunidade. Não, não é bem assim.

O fato é que mesmo sendo um pequeno erro, ninguém deve pegar nada de ninguém, mesmo que no caso “a porta da geladeira esteja aberta”, mas ninguém deve tocar na sua marmita por exemplo, não é verdade?

E quando isso acontece, o dono da marmita não fica brabo? Sim precisamos entender os dois lados dessa questão e com cuidado, sabermos diferenciar uma coisa da outra, mas sem humilharmos ninguém, sem constrangermos, sem generalizarmos.

É uma situação difícil de lidar, pois também temos que entender o trabalho duro de quem planta, colhe e tenta vender. As dificuldades que passa, o tempo que as vezes não ajuda e põe tudo a perder. As demasiadas horas pensando que pode de uma hora para outra perder todo o plantio. Os aumentos dos custos em geral que dificulta tudo.

O que não devemos também deixar de atentar é para as ações de violência, que não devem existir de nenhum dos lados, nem daqueles que se sentiram afetados pelo vídeo. Isso não leva a nada!

E se fosse com você, como lidaria com uma situação dessas?

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho