E agora? Caminhão com motor disparado!

Foto: Reprodução de video

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um caminhoneiro em apuros quando o motor de seu caminhão dispara.

É uma situação terrível, principalmente porque o motor parece estar descontrolado, acelerando forte e enfumaçando tudo

Uma situação muito difícil mostra um caminhoneiro em apuros quando o motor de seu caminhão fica completamente descontrolado, acelerando forte e enfumaçando tudo ao redor.

Opiniões dividem as ações necessárias para diminuir a aceleração ou mesmo fazer o motor parar, vejam algumas sugeridas por nossos internautas:

“Aconteceu comigo, coloquei a oitava e tirei o pé bem rápido da embreagem, não aconteceu nada, só precisei trocar a turbina e completar o óleo, é só não se apavorar.”

“Utiliza o extintor de incêndio co2 e joga na turbina ou no filtro. Sem oxigénio o motor vai parar. Mais de todas as formas vai ter que fazer o motor. 

“Coloque na marcha mais alta aperte o freio e solte a embreagem, dando um tranco.”

“Corte a alimentação do combustível ou tampe a turbina, mas isso é bem perigoso, pois pode puxar a mão ou até queimar.”

“É inacreditável porque os veículos a diesel até hoje não possuem um sistema de segurança que seja ativado na cabine para que em rotação excessiva, possa automaticamente interromper a entrada de ar no sistema de alimentação. Tecnologia para isso certamente existe…”

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Mas o que os especialistas recomendam nesse caso?

O motor diesel não precisa de centelha para que haja a queima do combustível. A sua compressão cria a combustão espontânea dentro da câmara. Ele dispara porque uma turbina danificada joga óleo por todo o sistema de intercooler.

Um mecânico que fez o reparo, troca a turbina e as vezes por uma desatenção, não se limpa completamente os dutos. O óleo que está ali nessa galeria, vai se transformar simplesmente em combustível para queima.

Então, mesmo que o condutor vá até o veículo e desligue a ignição, cortando a alimentação pelos bicos, o coletor de admissão estará sugando esse óleo e mantendo o motor em rotação máxima, podendo levar até a quebra do mesmo.

Nesse momento se o óleo do motor por algum orifício ou vazamento ou pelo sistema intercooler vier a sugar esse óleo, ele se transformará em combustível, podendo trazer um risco grande especialmente se o veículo estiver em movimento, pois ele perderá totalmente o controle.

Logo os mecânicos devem ter muito cuidado quando estiverem fazendo manutenções nos caminhões e veículos de passeio a diesel, principalmente em relação ao respiro, intercooler e colocar indevidamente excesso de óleo no motor, que através do sistema de respiro, poderá passar para dentro da câmara vindo a causar o disparo do motor.

Isso pode acontecer com todos os veículos que possuem motores a diesel, inclusive carros de passeio mais modernos também. O óleo do motor ao vazar para dentro da câmara de admissão, mesmo não sendo um óleo combustível, ele possui características similares e acaba se tornando combustível que alimentará o motor e só terminará quando o óleo for todo consumido.

Porém quando isso acontecer as peças superaquecidas vão se fundir e o motor vai quebrar, não tem jeito.

O que se deve fazer nessa situação é tentar cortar a fonte de ar da turbina, porém isso é bem complicado pois imagine nessa situação com o motor quente e enfumaçando para tudo o que é lado abrir o capô e tentar tapar a entrada de ar da turbina que estará em alta temperatura! É muito arriscado.

O melhor é colocar uma madeira ou um pano bem molhado, mas apesar disso o sistema pode ter furos e continuar entrando ar sem querer.

Jogar espuma do extintor de incêndio do seu carro não funcionará porque nessa temperatura ele se transformará em pedra e danificará o motor.

Uma boa opção é se o veículo tiver transmissão manual. Engate a quinta marcha e solte bruscamente a embreagem no soco, como se estivesse dando uma rateada na hora de arrancar. O carro vai dar um pulo para frente e vai apagar, segurando no freio também logo após o tranco.

Porém existem modelos automáticos que não se consegue fazer isso simplesmente quando o carro está em alta rotação, só dando para colocar na posição “D” de drive.

Nesse caso, encoste o carro em uma parede, um poste ou alguma outra coisa que segure ele. Segura bem no freio e engate o “D”. O carro vai dar um pinote para frente, vai forçar as rodas e o motor vai apagar. 

Essa seria a solução mais segura. Estragará um pouco o para-choque do veículo, mas o motor seria muito mais caro recuperar.

Redação – Brasil do Trecho