Caminhão

E agora? Caminhão com motor disparado!

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um caminhoneiro em apuros quando o motor de seu caminhão dispara.

É uma situação terrível, principalmente porque o motor parece estar descontrolado, acelerando forte e enfumaçando tudo

Uma situação muito difícil mostra um caminhoneiro em apuros quando o motor de seu caminhão fica completamente descontrolado, acelerando forte e enfumaçando tudo ao redor.

Opiniões dividem as ações necessárias para diminuir a aceleração ou mesmo fazer o motor parar, vejam algumas sugeridas por nossos internautas:

“Aconteceu comigo, coloquei a oitava e tirei o pé bem rápido da embreagem, não aconteceu nada, só precisei trocar a turbina e completar o óleo, é só não se apavorar.”

“Utiliza o extintor de incêndio co2 e joga na turbina ou no filtro. Sem oxigénio o motor vai parar. Mais de todas as formas vai ter que fazer o motor. 

“Coloque na marcha mais alta aperte o freio e solte a embreagem, dando um tranco.”

“Corte a alimentação do combustível ou tampe a turbina, mas isso é bem perigoso, pois pode puxar a mão ou até queimar.”

“É inacreditável porque os veículos a diesel até hoje não possuem um sistema de segurança que seja ativado na cabine para que em rotação excessiva, possa automaticamente interromper a entrada de ar no sistema de alimentação. Tecnologia para isso certamente existe…”

Mas o que os especialistas recomendam nesse caso?

O motor diesel não precisa de centelha para que haja a queima do combustível. A sua compressão cria a combustão espontânea dentro da câmara. Ele dispara porque uma turbina danificada joga óleo por todo o sistema de intercooler.

Um mecânico que fez o reparo, troca a turbina e as vezes por uma desatenção, não se limpa completamente os dutos. O óleo que está ali nessa galeria, vai se transformar simplesmente em combustível para queima.

Então, mesmo que o condutor vá até o veículo e desligue a ignição, cortando a alimentação pelos bicos, o coletor de admissão estará sugando esse óleo e mantendo o motor em rotação máxima, podendo levar até a quebra do mesmo.

Nesse momento se o óleo do motor por algum orifício ou vazamento ou pelo sistema intercooler vier a sugar esse óleo, ele se transformará em combustível, podendo trazer um risco grande especialmente se o veículo estiver em movimento, pois ele perderá totalmente o controle.

Logo os mecânicos devem ter muito cuidado quando estiverem fazendo manutenções nos caminhões e veículos de passeio a diesel, principalmente em relação ao respiro, intercooler e colocar indevidamente excesso de óleo no motor, que através do sistema de respiro, poderá passar para dentro da câmara vindo a causar o disparo do motor.

Isso pode acontecer com todos os veículos que possuem motores a diesel, inclusive carros de passeio mais modernos também. O óleo do motor ao vazar para dentro da câmara de admissão, mesmo não sendo um óleo combustível, ele possui características similares e acaba se tornando combustível que alimentará o motor e só terminará quando o óleo for todo consumido.

Porém quando isso acontecer as peças superaquecidas vão se fundir e o motor vai quebrar, não tem jeito.

O que se deve fazer nessa situação é tentar cortar a fonte de ar da turbina, porém isso é bem complicado pois imagine nessa situação com o motor quente e enfumaçando para tudo o que é lado abrir o capô e tentar tapar a entrada de ar da turbina que estará em alta temperatura! É muito arriscado.

O melhor é colocar uma madeira ou um pano bem molhado, mas apesar disso o sistema pode ter furos e continuar entrando ar sem querer.

Jogar espuma do extintor de incêndio do seu carro não funcionará porque nessa temperatura ele se transformará em pedra e danificará o motor.

Uma boa opção é se o veículo tiver transmissão manual. Engate a quinta marcha e solte bruscamente a embreagem no soco, como se estivesse dando uma rateada na hora de arrancar. O carro vai dar um pulo para frente e vai apagar, segurando no freio também logo após o tranco.

Porém existem modelos automáticos que não se consegue fazer isso simplesmente quando o carro está em alta rotação, só dando para colocar na posição “D” de drive.

Nesse caso, encoste o carro em uma parede, um poste ou alguma outra coisa que segure ele. Segura bem no freio e engate o “D”. O carro vai dar um pinote para frente, vai forçar as rodas e o motor vai apagar. 

Essa seria a solução mais segura. Estragará um pouco o para-choque do veículo, mas o motor seria muito mais caro recuperar.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 16 de maio de 2022 11:45

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Vídeo mostra escavações sendo realizadas de forma inacreditável

Difícil de acreditar quando percebemos algumas situações de escavações sendo feitas de forma negligente, com…

4 minutos atrás

Caminhoneiro faz piada e acaba sendo morto

Após uma brincadeira do caminhoneiro, o eletricista tomou uma atitude errada e completamente equivocada

14 minutos atrás

Caminhoneiro na Argentina manda recado para o Presidente Bolsonaro

Caminhoneiro argentino grava um depoimento e envia recado para Bolsonaro e para os Brasileiros, para…

19 minutos atrás

Como foi feito o comercial da Volvo com o ator Jean-Claude Van Damme

Esse incrível comercial da Volvo que gerou uma série de vários outros, teve inicialmente o…

29 minutos atrás

Raízen personaliza caminhão Volvo FMX com grafismo e as cores LGBTia+

A pretensão da Raízen, que é uma empresa integrada de energia e referência em biocombustíveis,…

1 hora atrás

Caminhoneiro entra dentro de enchente e o pior acontece

Caminhão provocou uma forte onda de água.

8 horas atrás