Com novo aumento do diesel a ANTT pode reajustar tabela de frete

Foto: Revista Carga Pesada

Se o preço do diesel tiver uma variação superior a 10% com relação ao preço de referência adotado na tabela atual, o frete terá que ser reajustado.

Último aumento do combustível foi de 8,87%

A ANTT _ Agência Nacional de Transportes Terrestres informou que atualizará o piso mínimo do frete rodoviário, caso ocorra uma variação superior a 10% do valor de referência, em relação a atual tabela.

A partir de uma pesquisa semanal realizada pela ANP – Agência Nacional de Petróleo é que a ANTT monitora a variação do preço do óleo diesel S10.

O preço atual do diesel das refinarias para as distribuidoras passou a R$ 4,91 p/litro.

Somente após a publicação da pesquisa pela ANP em relação ao preço médio praticado na bomba é que a agência tomará ciência se o percentual de 10% foi atingido.

A atualização da tabela do frete não é feita de forma imediata, um dos principais motivos de reclamações dos caminhoneiros e só ocorre reajuste, se atingir o percentual acima.

A última atualização feito ocorreu somente em 19 de março tendo o valor de referência do diesel S10 de R$ 6,751 p/litro. De acordo com a legislação a ANTT tem que reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando ocorrer o atingimento de 10% acionando o gatilho.

Essa tabela de frete foi criada em 2018 no governo de Michel Temer, logo após a greve geral da categoria.

Redação – Brasil do Trecho