Saiba a diferença entre pneu recapado, recauchutado e remoldado?

Foto:Shutterstock

Você sabe a aplicação de cada tipo de serviço?

Veja o vídeo e tire todas as suas dúvidas, em que abaixo, efetuamos um breve resumo!

O pneu recapado é aquele em que é raspada a borracha do pneu usado, quando ele não serve mais para rodar e somente a borracha da banda de rodagem é substituída.

Nesse caso é raspado o pneu até chegar perto da lona e é substituída a borracha apenas nessa parte que tem contato com o solo ou na banda de rodagem.

Esse procedimento é muito utilizado em veículos de carga, onde uma banda de rodagem pré-vulcanizada é colada no pneu. Em condições muito controladas é feito esse serviço em prensas, contornando toda a roda e feita a união da borracha com elementos de ligação.

Esse procedimento é muito usado nos veículos de carga nas rodas traseiras, porque só tem desgaste longitudinal, o pneu não faz muito esforço lateral, trata-se mais da questão de tracionamento do pneu mesmo, porém o desgaste é maior.

Esse tipo de pneu recapado não é recomendado para uso no eixo dianteiro, porque tem muito esforço lateral e uma recapagem não é ideal.

Também tem a questão de segurança, pois para os pneus dianteiros o ideal é que não tenham sido reutilizados anteriormente.

O Segundo processo é denominado como recauchutado, que é a troca não só a banda de rodagem, mas também os ombros do pneu que são as laterais da banda de rodagem.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho