Porque esse caminhões andam devagar? O que carregam?

Foto: Transportadora Figueiredo

O vídeo mostra carretas transportando cargas especiais e trafegando a uma velocidade reduzida. Esses veículos são projetados para transportar bobinas de aço e sua velocidade é controlada, nunca ultrapassando os 80 km/h. A maneira como os motoristas conduzem essas cargas é impressionante e fundamental para garantir a segurança durante o transporte.

Devido a essa precaução, é raro vermos acidentes envolvendo esse tipo de carreta, pois o controle é rigoroso. A empresa adota uma política que incentiva os motoristas a manterem uma velocidade reduzida, independentemente do trajeto; caso contrário, há descontos no salário.

Os motoristas dessas empresas são conscientizados desde o início de sua contratação sobre a importância de manter uma velocidade constante e são devidamente treinados para isso. Eles também contribuem para a fluidez do trânsito, permitindo ultrapassagens quando necessário, uma vez que estão cientes de que precisam manter uma velocidade constante por longos períodos.

No entanto, ultrapassar um caminhão mais lento requer extrema cautela, pois pode haver veículos vindo no sentido contrário em alta velocidade. Portanto, é essencial observar todas as sinalizações verticais e horizontais nas estradas, como placas de proibição de ultrapassagem e faixas duplas, que indicam quando as ultrapassagens são desaconselhadas ou proibidas.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho