História do caminhão Mercedes-Benz 710

Foto: revistacaminhoneiro

Veja esse vídeo que conta a história do modelo MB 710 dentre outros.

Considerada como uma das maiores montadoras de caminhões de todos os tempos a Mercedes conta a história de um de seus modelos que ajudou a marca a ser líder no mercado

Tudo começou em 1972 com o modelo L-608 que alavancou a marca como líder mundial no mercado de pesados.

Já no final dos anos 80 e início dos anos 90, foram marcados pelas renovações das linhas de caminhões da Mercedes, dos leves aos pesados.

Após 16 anos, em 1988, saia de linha a mercedinha 708E para dar lugar aos novos modelos L-709 e L-912 da linha LN de 1989.

Os modelos 712 e 914 receberam novos motores modelo OM-364 de 4 cilindros e 4 litros aspirado no modelo 709 e turbinado no modelo 912, sendo os dois com caixa sincronizada com cinco marchas e direção hidráulica de série.

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A Toyota Bandeirantes também utilizou com êxito o mesmo motor OM364 aspirado.

As cabines dos modelos 709 e 912 eram novas, reestilizadas, com novo visual moderno e atraente e que proporcionava maior espaço interno e melhor acesso ao motor.

Ela também teve melhorias no isolamento acústico, sendo apoiada com coxins de borracha para solucionar os problemas de temperatura, barulho e vibração que eram percebidos nas cabines anteriores da MB.

Com lançamento em 1994, a linha 912 passou a receber intercooler e foi batizada de 914, tendo um motor turbo de 4 cilindros com 136 cv e 45 kgf.m de torque e caixa de 6 velocidades.

Em 1996 o modelo 709 passou a ter motor turbo migrando de 90 cv para 109 cv, sendo denominado como 710.

Em 1998 a MB lançou dois modelos leves 0 712C e o 914C com motores eletrônicos OM904 de 122 cv e 136 cv respectivamente, substituindo os anteriores 710 e 914.

Apesar disso a fabricação do modelo 710 foi retomada no ano seguinte face a exigência e a procura desse modelo no mercado.

Em 2003 a MB lançou a linha Accelo, desenvolvida no Brasil com motores eletrônicos de 4 e 5 cilindros com até 156 cv.

O modelo 710 resistiu por aproximadamente 23 anos no mercado e foi considerado o MB leve mais longevo da história e teve fim no ano de 2011 no mercado nacional, deixando saudades entre muitos caminhoneiros brasileiros.

Redação – Brasil do Trecho