Conheça um pouco mais sobre os caminhões basculantes, os famosos caçambas

Conheça um pouco mais sobre os caminhões basculantes, os famosos caçambas
Foto: Reprodução / Internet

Um documentário foi realizado para demonstração da história

Existem vários tipos de caminhões no mercado, o específico de carregamento de resíduos, lixo, combustível, mercadorias. Hoje vamos falar um pouco sobre os caminhões basculantes, também conhecidos como caçambas e responsáveis por carregar materiais como areia, cascalho e resíduos de construção.

Os primeiros caminhões basculantes foram criados no final do século 19 com mecanismo diferente dos motorizados, estes viriam a ser desenvolvidos por meados de 1910.

O primeiro caminhão a ser fabricado nesse estilo foi feito pela Tony Craft, onde o veículo tinha o mecanismo estilo basculante.

Já os primeiros lançamentos hidráulicos foram criados no período da primeira guerra mundial, criação em larga escala para suprir a demanda do conflito.

Após o fim da guerra, a metalúrgica Ferraz, montadora e principal fornecedora de reboques da época, foi responsável por fornecer basculantes para empresas de construção e mineração. 

Após esta data, a criação de caminhões caçamba deslanchou pelo mundo como vemos até os dias de hoje.

Por que basculante?

Caminhões caçamba têm esse nome por operarem sem a necessidade de mão de obra no descarregamento das cargas, operando simplesmente como o movimento de bascula.

Principais tipos de basculantes:

  • Caminhão de lixo padrão;
  • Basculante para semirreboque;
  • Basculante articulado;
  • Basculante limpa Neve;
  • Basculante lateral;
  • Basculante de mineração.
YouTube video
Vídeo: DieselChannel – Erick Pedron

Redação – Brasil do Trecho