Conheça a história do Ford Sapão

Ford: Arcevo da internet

Vídeo conta a história dos modelos da linha F da Ford.

Os modelos a linha F, o F12000 e o F14000 HD da Ford, lançados nos anos 90 são bastante conhecidos pelo seu apelido de Ford Sapão

A Ford anunciou esses modelos em 1992, tendo iniciado sua comercialização no segundo semestre desse mesmo ano. 

O F12000 veio com uma nova cabine, maior espaço interno e novas linhas, proporcionando na época, mais modernidade para o veículo.

A nova cabine contava com capô basculante que facilitava o acesso para as revisões e manutenções do veículo. 

A entrada para a cabine também foi aprimorada, ganhando um estribo adicional, facilitando o acesso, com um painel com design mais arrojado, conjunto de instrumentos integrados, melhoria na iluminação e outros acessórios que possibilitavam uma melhoria na condução para o motorista. 

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O F12000 era utilizado principalmente para as entregas urbanas na época, distribuindo bebidas, gás e também como coletor de lixo e basculante. 

Posteriormente a Ford realizou uma atualização no modelo, que passou a se chamar F12000L, e recebeu um novo motor da série 10, o modelo 6.10 NA, sendo aspirado e de 142 cv de potência a 2800 rpm, enquanto seu torque era de 42 kgfm a 1600 rpm. Sua transmissão era da Eaton, modelo FS-4205-A, com 5 marchas sincronizadas a frente, e 1 a ré. 

Seu PBTC era de 14 mil kg. Vinha de fábrica com tanque de combustível de 150 litros. O F12000 tinha eixo traseiro Rockwell, podendo vir com simples ou dupla velocidade, sendo o de simples ideal para o uso urbano, e o de dupla, para o uso em terrenos mistos (coletores e basculantes). 

O modelo, o F-14000HD, tinha a mesma cabine do F12000, bem como a mecânica que era muito similar. 

Inicialmente seu motor também era um MWM, sendo um D229 de 6 cilindros aspirado, mas foi atualizado junto ao F12000 que virou F12000L, e passou a receber o MWM 6.10 NA de 142 cv também. 

A caixa de marchas não era a mesma do F12000. Era da Eaton também, mas utilizava o modelo FS4005A de 5 marchas. Posteriormente com a atualização e introdução do novo motor, a caixa do F14000HD e a do F12000L passaram a ser a mesma, a FS4205A. 

De resto, a mecânica era praticamente igual. O grande diferencial de fato do F14000HD era ter um PBT de 22 toneladas, o que permitia o modelo receber um terceiro eixo adaptado, para que levasse mais carga.

A produção dos dois modelos se deu até 1998, quando a Ford atualizou sua linha, em que o famoso Ford sapão saiu de cena, para dar lugar ao Pitbull.

Redação – Brasil do Trecho